terça-feira, 26 de junho de 2012

Hipercolesterolemia: "Colesterol alto"

Olá seguidores,

Vemos a cada dia, um aumento no número de pessoas que apresentam níveis de colesterol elevado estando o colesterol total acima do recomendado, assim como o LDL- também conhecido como "colesterol ruim" e baixos níveis de HDL- também conhecido como "colesterol bom".
O aumento nas taxas sanguíneas do colesterol, pode ser um fator genético porém, isso ocorre em apenas 5% dos casos. Nos outros 95%, o principal fator é alimentação! O consumo excessivo de alimentos ricos em colesterol aumentam os níveis de colesterol mas acreditem, hoje se sabe que os alimentos que mais alteram a produção dessa gordura e consequentemente o nível sanguíneo, são os alimentos ricos em carboidratos refinados e açúcares e alimentos ricos em gordura saturada e trans! São eles: massas brancas, pães, bolos, doces, produtos de padaria, bolachas recheadas, biscoitos, sorvete, etc.
Níveis alterados de colesterol, podem trazer consequências graves ao organismo. Essa gordura livre, quando oxidada no sangue, forma as placas de gordura na artéria, levando futuramente a uma arteriosclerose, comprometendo o fluxo sanguíneo nas artérias, podendo ocasionar então doenças como: trombose, infarto e AVC.
Como tratar então esse colesterol alto?
Além das mudanças na qualidade da dieta como: com a redução no consumo de carboidratos refinados, substituindo pelos integrais, diminuição no consumo de gordura saturada e trans, alguns alimentos funcionais também são bem vindos, para auxiliar na redução mais rápida e efetiva do colesterol.
Podemos listar alguns alimentos principais:
- Sardinha e outros peixes e linhaça: Ricos em omega 3, essa gordura é essencial para reduzir os níveis de colesterol. Os peixes devem estar na alimentação, pelo menos 2 vezes na semana. Já a linhaça pode ser incluída diariamente na alimentação.
- Alho: Possui substâncias que agem no fígado, auxiliando na redução do colesterol. Deve ser consumido cru na alimentação para que tenha este efeito.
- Azeite de oliva: Rico em ômega 9 e polifenóis, também é um alimento maravilhoso, e protetor de artérias. Ajuda a aumentar também o HDL.
- Uva: Mais precisamente o vinho tinto ou suco integral da uva. Possuem potentes antioxidantes, que auxiliam na proteção contra oxidação do colesterol livre no sangue, protegendo as artérias.

Para saber mais, e tratar de forma individualizada o seu caso, agende uma consulta no Instituto RV!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Estudo: Alimentação e fertilidade


Olá seguidores! Hoje, lendo alguns blogs que acompanho, lí essa matéria do blog de uma colega de trabalho também nutricionista funcional, Dra Gismari Bertoncello de Florianópolis, e achei interessante compartilhar.

Trata-se de um estudo realizado em Harvard que comprova que pequenas mudanças na alimentação, aumentam as chances de engravidar. 
Pessoas que desejam engravidar, mas por algum ou nenhum motivo aparente não conseguem, procure um nutricionista funcional para orientações de uma nova dieta tanto para a mulher quanto para o homem, que com certeza irão interferir na fertilidade de ambos!

Simples alterações na alimentação podem aumentar (E MUITO!) as chances de engravidar, segundo estudo da Universidade Harvard.


Em vez de pão branco, o integral; no lugar de leite magro, o integral; menos carne vermelha e mais peixe.

Substituições que podem ser feitas tranqüilamente no dia-a-dia ajudam a reduzir em até 80% a infertilidade causada por problemas ovulatórios.
Quem dá a boa notícia são os médicos especializados em saúde pública Jorge Chavarro, Walter Willet e Patrick Skerret, da Harvard School of Public Health. Eles compilaram no livro The fertility diet, lançado no final de 2007 nos Estados Unidos (sem previsão de ser editado no Brasil), os dados recolhidos ao longo de um estudo com cerca de 19 mil enfermeiras, durante oito anos. "O resultado oferece uma alternativa para que se evitem o stress, a perda de tempo e os gastos com os processos de fertilização. É ainda uma prova de que, em alguns casos, a medicina high tech não é a única solução para quem quer engravidar", afirma Chavarro.

A endocrinologista Vânia Assaly, de São Paulo, concorda. "Atitudes simples muitas vezes são menos prezadas pelas pessoas, que partem logo para a fertilização induzida", diz. "Quem controla o que entra pela boca pode ter mais filhos e viver mais", afirma Chavarro. Mas essa dieta não vale para tratar qualquer dificuldade. "O estudo não contempla casos originados por infecções genitais, problemas nas trompas ou com o homem", alerta o ginecologista Dirceu Henrique Mendes Pereira, de São Paulo.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Receita: Panqueca de Banana


Olá pessoal! Já publiquei essa receitinha aqui, mas segue novamente para quem não viu:

1 banana nanica amassada
1 ovo
4 colheres de sopa de aveia
1 colher de café de açúcar mascavo
1 pitada de canela em pó
1 colher de café de fermento em pó
1 colher de chá de óleo de canola

Bata todos os ingredientes na mão com garfo, aqueça a frigideira anti aderente,  e coloque a massa. Tampe a frigideira e deixe cozinhar em fogo baixo. Vire a panqueca quando estiver firme, para dourar do outro lado. Sirva com um fio de mel ou geléia de frutas.