quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Alimentação na gestação: Primeiro trimestre

Olá seguidores!

A pedidos de uma paciente minha que está gravidinha, quero passar aqui algumas dicas para gestantes!
Para quem não sabe, sou uma recém-mamãe, tenho uma linda bebê de 7 meses, e passei pelas fases maravilhosas (e um pouco difí
ceis tb) da gestação!
Por isso quero deixar aqui algumas dicas que me ajudaram, e também dicas para alimentação adequada na gravidez. Lembrando que o mais importante é um acompanhamento personalizado. Para isso nada melhor que um nutricionista!
Vamos começar pelo primeiro trimestre, e aos poucos vou colocando mais dicas para os outros 2 trimestres!

Primeiro trimestre:

Ah, o primeiro trimestre! São os três meses mais difíceis da gestação...nesse período passamos por um turbilhão de hormônios, e o organismo a mil, para dar vida a pessoa que será a mais importante de nossas vidas. E é nessa fase que sentimos os sintomas como enjoos, má digestão e muitoooo sono! Fora a própria ansiedade que está a mil!!!
Para amenizar os sintomas, podemos usar algumas estratégias lembrando que TODOS os chás de ervas estão proibidos na gravidez, podemos usar somente alguns alimentos.
 - Para melhorar os enjoos é melhor evitar nesta fase o açúcar, alimentos gordurosos, leite e derivados em excesso e excesso de proteínas animais que são de digestão mais lenta (carnes vermelhas principalmente)
 - Para mulheres que tem muitos enjoos ao acordar, antes de se levantar da cama, tenha ao lado no criado mudo um biscoito água e sal. Coma devagar antes de levantar da cama. Espere alguns minutos e depois se levante.
 - O estômago vazio só piora os enjoos, por isso não passe mais de 3 horas sem se alimentar!
 - Para ajudar na digestão, consuma no almoço e jantar, gotas de limão ou vinagre na salada, pimenta picadinha na comida, e alimentos amargos! Parece loucura, mas eles ajudam muitoooo...então coma folhas amargas, jiló (para quem gosta como eu), e vc sentirá que melhora bastante.
 - Tenha na bolsa sempre algum alimento para comer quando estiver fora e tiver náuseas.
 - Consuma fibras para ajudar no funcionamento do intestino e beba muita água. Aumentar o consumo de alimentos integrais, folhas e frutas ajuda bastante. Consuma também aveia ou quinoa em flocos com as frutas ou sucos naturais.

Durante o primeiro trimestre, a demanda de nutrientes é muito grande para formação do feto. O ácido fólico, o omega 3, o ferro entre outros nutrientes são de extrema importância.
Aumente o consumo de folhas verdes escuras, consuma de 4 a 5 frutas ao dia e vegetais também.
A proteína tem que estar presente para garantir nutrientes ao feto. Consuma 1 porção de carne magra no almoço e no jantar, e inclua as leguminosas (grãos como o feijão) no almoço. Os ovos também são ótimos e devem fazer parte da dieta pelo menos 3 vezes na semana. Os peixes também tem que estar presentes pelo menos 2 vezes na semana, sendo 1 a sardinha(para quem gosta, é a mais rica em omega3). O omega 3 é importante para formação do tubo neural e cérebro do bebê!

Tente descansar neste período. Quando seu organismo pedir um descanso, procure respeitar! É importante para você e para o bebê...

Bom, aos poucos vou colocando mais dicas por aqui!
Até lá e curtam muito cada minuto dessa fase tão especial!