quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Candidíase de repetição, como a alimentação pode ajudar?

A candidíase é uma doença causada pelo fungo Candida albicans. É uma micose que pode aparecer em diversas regiões do corpo, especialmente na boca (chamado as vezes de "sapinho"), na mucosa vaginal e no pênis (e regiões adjacentes), assim como é comum também aparecer em todos os pacientes que apresentam imunosupressão, ou seja, queda da sua resposta imunológica.


Mas como a cândida se manifesta?

Partimos do princípio que este fungo, assim como milhões de outros, estão presentes no intestino de qualquer pessoa. O problema é quando este fungo encontra dentro do intestino um ambiente propício para sua ploriferação exacerbada, atingindo assim outras partes do corpo.

Temos no intestino trilhões de bactérias, dentre elas as bactérias probióticas (que são as boas) e bactérias e fungos patogênicos (que são as ruins). O ideal é que as bactérias boas estejam em maior quantidade, pois elas são de extrema importância para defesa do nosso organismo. Porém, em pessoas que tem uma má alimentação, rica em alimentos refinados e gordurosos, e pobre em nutrientes como vitaminas, minerais e compostos bioativos, ou que utilizam ou utilizaram medicamentos como antibióticos e outros, ou pessoas que passam longos períodos em jejum, com certeza terão essas bactérias boas em quantidades insuficientes, e é aí que o fungo como a Candida, começa a se ploriferar demais.

E quem tem candidíase sabe como é incômodo e difícil de tratar apenas com uso de pomadas e remédios. É aí que entra a Nutrição Funcional. Através de uma mudança geral na alimentação, reposição das bactérias probióticas de defesa do organismo, utilização de compostos bioativos e de nutrientes de reparo da mucosa e células do intestino, é possível obter um ótimo resultado no tratamento da Candidíase, não só melhorando as “crises” mas muitas vezes cessando completamente.

A Nutrição Funcional trabalha na origem e causa do problema, visando uma melhora completa do paciente e não apenas dos sintomas.