domingo, 30 de janeiro de 2011

Abacate

O abacate é um dos melhores alimentos que temos na natureza. Rico em vitamina E, é um potente antioxidante, além de ter uma ótima fração de proteínas, carga glicêmica baixa, e rico em ácido oléico, o mesmo óleo do azeite de oliva. Por sua gordura de ótima qualidade, o abacate ajuda a aumentar o HDL (considerado colesterol bom) protegendo assim nossas artérias. Hoje, alguns estudos mostram também sua associação com o emagrecimento, pois além de causar saciedade, os compostos do abacate podem aumentar a IGF1 e o GH  (hormônio do crescimento). Duas colheres de sopa de abacate antes de dormir, parece aumentar esses hormônios, responsáveis pela queima de gordura durante o sono.
Ó abacate também é rico em vitamina B3, ácido fólico, vitamina C, ferro, magnésio e potássio. Essa combinação é ótima para acabar com a ansiedade que surge no final da tarde a mil e a vontade de comer doces e carboidratos aparecem. A dica é que a fruta seja consumida na hora do lanche, ajudando a segurar a ansiedade e o bom humor.

RECEITA - Pasta de abacate (guacamole)

1/2 abacate
1 tomate pequeno picadinho sem semente
1/2 cebola picadinha
Salsinha á gosto
Caldo de 1 limão
Sal
Azeite extra virgem á gosto

Amasse o abacate com um garfo e misture os outros ingredientes é vá temperando aos poucos. Sirva com salada, ou com torrada no lanchinho da tarde

Pra quem não gosta de abacate salgado, a dica é picar ou amassar 2 colheres de sopa de abacate e colocar 1 colherzinha de mel por cima e suco de limão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Karin....
Tudo bem?
Tava lembrando de vc esses dias, num é pra aprovar esse comentário não, é que eu só podia te escrever por aqui no serviço...hehehe
E aí, quanto tempo né?!
Novidades, voce tá bem?
Grande bj.

Kátia Stevanatto