sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Entrevista: Gestante Vegetariana

Olá pessoal! Vou colocar pra vocês aqui, uma matéria que escrevi este mês para a revista Vida Natural. A matéria ainda não foi publicada, acredito que saia no mês de fevereiro ou março. Segue pra vocês em primeira mão.
Abraços!

GESTANTE VEGETARIANA


Durante a gravidez a necessidade nutricional aumenta consideravelmente. A grávida vegetariana deve estar atenta, e seguir orientações específicas de um Nutricionista durante todo o período da gestação, tendo uma especial atenção á diversos nutrientes essenciais.
A oferta energética e protéica adequada é fundamental. Para as gestantes que não consomem nenhum tipo de alimentos de origem animal, será preciso suprir a vitamina B12, pois a deficiência dessa vitamina na gestação aumenta o risco de má formação fetal. Para as ovo-lacto-vegetarianas, é possível conseguir o consumo adequado da vitamina B12 através do consumo adequado de ovos e derivados do leite.
O consumo de Ferro também é bastante importante, e em gestantes vegetarianas por este mineral estar presente principalmente nas carnes, o cuidado deve ser redobrado, pois a deficiência deste nutriente pode levar á complicações na gestação, já que nesta fase a mulher tem uma necessidade aumentada de ferro não só pelo aumento do volume sanguíneo materno, mas também pela formação do sangue no feto que necessitará deste nutriente. A escolha de alimentos como lentilhas, feijão, grãos em geral, legumes folhosos verdes e tofu, conjugados com boas fontes de vitamina C, como o suco de acerola natural, levam a um aumento na biodisponibilidade do ferro, sendo, por isso, melhor absorvido pelo organismo. De qualquer forma, o acompanhamento com especialista se faz necessário.
A proteína é necessária durante toda a gravidez, sendo essencial no crescimento do feto e da placenta. Contudo, as suas necessidades diárias para uma grávida vegetariana serão apenas um pouco mais elevadas do que as de uma vegetariana não grávida, sendo então necessário o aumento no consumo diário de alimentos de origem vegetal fornecedores de proteína, como as leguminosas, o leite de soja, o tofu, o tempeh ou o seitan.
Salvo essas orientações, num geral a alimentação da grávida vegetariana deve ser a mesma de uma grávida não vegetariana, sempre prevalecendo um aumento no consumo de frutas, vegetais, leguminosas, cereais integrais (onde teremos o ácido fólico e outras vitaminas do complexo B de extrema importância), gorduras de boa qualidade como azeite extra virgem, abacate, açaí, coco, castanhas e nozes, e evitar o consumo de cafeína, chás, álcool, açúcar, pães e refinados em geral.

O acompanhamento com um profissional Nutricionista capacitado é essencial para a saúde da gestante e do bebê do início da gestação á amamentação, onde o consumo de todos os nutrientes será feito de forma equilibrada garantindo a saúde de mãe e filho.

Nenhum comentário: