domingo, 30 de maio de 2010

SOPA DE MANDIOCA COM ALHO PORÓ E PIMENTA

INGREDIENTES
1 kg de mandioca descascada e picada em pedaços médios
1/2 kg de carne magra em cubos (coxão duro)
1 cebola picadinha
2 dentes de alho amassados
Salsa e cebolinha
1 talo de Alho poró
1 Pimenta dedo de moça
Sal  / Pimenta do reino

MODO DE PREPARO
Refogue a cebola e o alho com um pouco de azeite. Depois de bem refogada, coloque a carne e refogue com sal, pimenta do reino e o alho poró. Coloque a pimenta dedo de moça picada.
Coloque a mandioca crua e misture com a carne. Cubra tudo com água e coloque para cozinhar por 25 minutos na pressão. Abra a panela e veja se a mandioca ficou cozida o suficiente. Ela deverá estar desmanchando. Se necessário coloque mais água e cozinhe por mais 5 min. Acerte o tempero, apague o fogo e coloque a salsa e cebolinha picadas na hora de servir.

Bom Apetite!!!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

DIMINUIÇÃO DA LIBIDO - POR QUÊ ISSO ATINGE TANTAS MULHERES?

A diminuição da Libido tem sido freqüente nas mulheres. Isso pode ter relação com o estresse, pressão do dia a dia, falta de tempo e outros fatores externos, e também com o aumento na quantidade de medicamentos antidepressivos, anorexógenos (remédios de emagrecimento), ansiolíticos, bloqueadores de adrenalina, anticoncepcionais, etc, e principalmente com a queda da qualidade da alimentação, com uma rotina alimentar pobre em nutrientes.

O que a alimentação tem a ver com isso?

Uma alimentação saudável, rica em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes favorece a melhora do quadro. O intestino saudável também é importante para a melhora dos sintomas, pois ele é um grande responsável pela produção de serotonina, conhecido como hormônio da felicidade.

DICAS:
Sua alimentação deve conter nutrientes para que você reequilibre seu organismo:
- Acrescente óleos vegetais frios como: óleo de linhaça, prímula, peixe, óleo de uva, óleo de castanhas, amêndoas e nozes -
- Chás: urtiga, chá verde, amora, frutas vermelhas
- 7 porções de frutas e vegetais ao dia
- Substitua chá preto, mate, café e refrigerantes por sucos, água mineral e água de coco
- Prefira alimentos orgânicos e frescos.
- Evite industrializados e comida pronta, que são ricos em aditivos químicos que intoxicam o organismo, prejudicando suas funções naturais.

Adote uma vida mais saudável, investindo na sua alimentação, na prática de exercícios físicos melhorando sua Qualidade de Vida, ao invéz da alimentação desequilibrada, sedentarismo e uso de medicamentos em excesso, e sinta a diferença você e seu parceiro, numa vida sexual mais ativa e saudável.

Quer aprender a reequilibrar seu organismo melhorando suas funções naturais? Agende uma consulta com a Nutricionista Funcional no www.institutorv. com.br ou pelo telefone: 2091.1267

quarta-feira, 26 de maio de 2010

RECEITA

SUFLÊ DE LEGUMES

Ingredientes
2 colheres de sopa de farinha de trigo
4 batatas médias
2 chuchus grande
2 cenouras médias
½ cebola bem picadinha
2 ovos médios
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa cheia de manteiga
Temperos á gosto (sal, pimenta do reino, cebolinha, salsa, etc)
Queijo ralado para gratinar.

Modo de preparo

Bata as claras em neve e reserve.

Cozinhe os legumes até ficarem molinhos e depois amasse-os com um garfo ou espremedor. Misture nos legumes amassados, as gemas, a margarina, os temperos e o fermento. Depois de misturados, incorpore as claras em neve mexendo suavemente.Coloque num refratário untado com azeite, e polvilhe com queijo parmesão ralado.

Asse em forno médio até dourar.

BOM APETITE!!!

terça-feira, 25 de maio de 2010

LEITE DE VACA - ALERGIA ESCONDIDA


Muitos estudos mostram hoje a relação das proteínas do leite e derivados com alergias tardias por mecanismo do nosso sistema imunológico, que são diferentes de alergias imediatas onde a pessoa tem reações alérgicas imediatamente após consumir o alimento.
O que acontece é que o organismo humano, não possui enzimas para “quebrar” as moléculas de proteína que o leite de vaca possui. Nosso corpo só produz enzimas para digerir proteínas de leite materno. Ou seja, não é da nossa natureza digerir o leite de vaca. As proteínas alergênicas dos lácteos provocam ainda, uma inflamação na mucosa intestinal causando alterações em sua permeabilidade, facilitando desta forma a passagem de macromoléculas e metais tóxicos, além de favorecer a má absorção de nutrientes.

Quando essas macro moléculas passam pelo intestino e vão para a corrente sanguínea, nosso sistema imunológico é ativado, por reconhecer essas moléculas como corpo estranho. E como nossas células imunológicas geram citocinas inflamatórias para combater este “corpo estranho”, é onde começam a surgir inflamações em várias partes do organismo, dependendo da pré -disposição genética de cada um. É aí que diversos sinais e sintomas começam a aparecer aparentemente sem causa específica, causando muitos danos á saúde sem que a pessoa sequer imagine que se trata de reações alérgicas tardias ao alimento.

Isso significa que não devemos mais tomar leite?

Não necessariamente. Na verdade o que tem causado o aumento dessas alergias é principalmente o consumo desequilibrado do leite e derivados, comparados ao consumo diminuído de outros alimentos fonte de vitaminas e minerais como: frutas, legumes e verduras que são alimentos que protegem nosso intestino, para que este órgão tão importante absorva de forma adequada os nutrientes.

Antigamente, o leite e seus derivados faziam parte da alimentação das pessoas em pequena quantidade (1 copo ao dia em média), atualmente, uma exposição excessiva pode ser um fator importante para o desenvolvimento dos processos alérgicos. Consumimos esse alimento muitas vezes sem nem saber que estão presentes em um produto industrializado. A alimentação era também mais natural, rica em nutrientes, sem agrotóxicos, o estresse era menor, por fim, o equilíbrio orgânico era maior. Atualmente damos pouca importância em "nutrir" nosso corpo, fazemos uso de grande carga de aditivos alimentares, refeições pouco nutritivas, comemos com pressa, mastigamos pouco e não temos hora para as refeições. Tudo isso e outros fatores, fizeram com que perdêssemos um pouco nossa capacidade de defesa e equilíbrio. E mais, a qualidade do leite também diminuiu, com a utilização de hormônios e antibióticos nos animais.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE UMA ALERGIA TARDIA DE LEITE E DERIVADOS?

Estudos de caso clínicos mostram uma grande relação de alergia ao leite de vaca com os sintomas abaixo:

- Otite
- Sinusite
- Rinite
- Bronquite
- Asma
- Amidalite
- Obesidade
- Gastrite
- Resistência a insulina
- Disbiose intestinal
- Acne
- Dores articulares
- Doenças autoimunes como: artrite reumatóide, tireoidite, diabetes, etc.

Se você se identifica com um ou mais desses sintomas relacionados, agende uma consulta conosco no www.institutorv.com.br
tel: 2091.1267

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Será que você tem DISBIOSE INTESTINAL?

Considerado como um órgão inteligente, o Intestino tem a capacidade de separar tudo aquilo que deve ser utilizado do que deve ser eliminado pelo organismo. E todo seu trabalho é feito sem intervenção do Sistema Nervoso (cérebro), por isso é considerado como nosso 2º Cérebro.
Nosso intestino é formado por trilhões de bactérias que constituem a chamada Microbiota Intestinal. Dentre essas bactérias, temos as bactérias Probióticas, que são as bactérias boas, e as Patogênicas que são as bactérias nocivas ao organismo. Essas bactérias tem que estar presente no organismo de forma equilibrada em quantidades e qualidade adequadas. Porém hoje o que se observa com frequência, é que a grande maioria das pessoas não tem essa microbiota intestinal nem em quantidades e nem em qualidade adequada, ou seja, a maior parte das bactérias são de bactérias nocivas e as bactérias boas em pequenas quantidades. Isso é que acaba causando a chamada DISBIOSE INTESTINAL, que é o desequilibrio dessas bactérias.

O que causa a Disbiose Intestinal?
Estresse
Uso de antibióticos
Falta de mastigação adequada dos alimentos
Excesso de açúcar e alimentos refinados (pães, bolos, massas, doces, salgados, etc)
Corantes e conservantes químicos de alimentos industrializados
Excesso de alimentos antinutricionais como a cafeína
Hipersensibilidades a proteínas de difícil digestão ex: proteína do leite de vaca e glúten

Quais são os sintomas de Disbiose Intestinal?

Como na Disbiose a microbiota intestinal está desequilibrada, as células do intestino não conseguem absorver os nutrientes de forma adequada para que sejam levados aos outros órgãos do corpo para serem utilizados nas funções do organismo. Com isso a pessoa acaba apresentando diversos sintomas relacionados a deficiência de nutrientes, além de outros fatores.

Veja se você se identifica com um ou mais Sintomas relacionados á Disbiose:

- Queda de cabelo
- Unhas fracas e estriadas
- Excesso de gases
- Sensação de estufamento e abdome distendido
- Prisão de ventre
- Diarréias frequentes
- Fungos na pele, unhas
- Candidíase de repetição
- Dores de cabeça
- Náuseas
- Cansaço
- Etc.

Se você se identifica com um ou mais desses sintomas, agende uma consulta conosco no Instituto RV.
Para mais informações:
tel: 2091.1267
http://www.institutorv.com.br/

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Bem Vindos!!!

Olá, sou Nutricionista Funcional e criei este blog para compartilhar com vocês, informações importantes sobre alimentação e nutrição, sempre visando a saúde como vitalidade positiva.
Nosso organismo é formado por trilhões de células e essas são feitas exclusivamente de nutrientes. Quando não ingerimos uma quantidade adequada de nutrientes, e esses ficam em défcit no organismo, há um desequilíbrio nutricional trazendo não só doenças, mas também sinais e sintomas por todo o organismo aparentemente sem causa específica. A interação corpo e mente também é de extrema importância para que possamos manter a saúde de nossa células, orgãos e funções. Além disso, cada um de nós tem uma genética diferente, somos bioquimicamente diferentes, por isso o que pode ser bom para alguns pode ser ruim para outros.
A Nutrição Funcional visa a individualidade de cada pessoa, tratando o indivíduo como um todo e não apenas a doença.

Aqui no blog vc poderá obter informações importantes para o seu dia a dia, bem como receitinhas práticas e saudáveis! Acompanhem!!!

BOLO DE LARANJA COM NOZES


INGREDIENTES

4 colheres (sopa) maisena

4 ovos

3 colheres (sopa) suco de laranja

4 colheres (sopa) açúcar mascavo

1 colher (sopa) fermento em pó

½ xícara de uvas passas

½ xícara de nozes picadas

MODO DE PREPARO:

Bata as claras em neve e depois acrescente o açúcar. Junte os demais ingredientes. Por último, coloque o fermento em pó. Tire a massa da batedeira e acrescente levemente as nozes picadas e as passas e leve ao forno pré-aquecido.