segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

EQUILÍBRIO PSICOLÓGICO E ESPIRITUAL E A RELAÇÃO COM A NUTRIÇÃO

Bom Dia seguidores!

Será que o equilíbrio psicológico e emocional, interfere nas reações fisiológicas do nosso organismo?
Um dos princípios da Nutrição Funcional é baseado na procura pelo balanço dos fatores internos e externos; entre o corpo a mente e o espírito do paciente. A interação corpo e mente exerce papel fundamental nos ciclos do desenvolvimento de doenças crônicas, sendo que o estresse mental atua de maneira efetiva nesse ciclo.
Estudos mostram, que a depressão por exemplo, pode estimular a produção de citocinas pró-inflamatórias, substâncias essas que são produzidas pelo organismo numa situação de inflamação aguda, como uma gripe por exemplo. Porém, no caso da depressão, esse estímulo se torna crônico, e contribui para o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis e, consequentemente, para o envelhecimento.
Além disso, estudos mostram também que a ansiedade e o estresse psicológico estão relacionados à redução parcial de magnésio e outros nutrientes essenciais.
Uma alimentação adequada, rica em macro e micronutrientes e compostos bioativos, se torna então essencial para promover o funcionamento adequado de todos os sistemas do nosso organismo, e é importante também utilizar outras estratégias que irão equilibrar o eixo psicológico e espiritual  (exemplo: ioga e meditação).
O sinergismo entre o corpo e a mente, se torna fundamental para o sucesso do tratamento do paciente na Nutrição Funcional!

Nenhum comentário: