segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Os Benefícios do Açaí

Olá pessoal! Hoje vou falar um pouquinho de uma das minhas frutas preferidas, o AÇAÍ. Este final de semana estive na praia, e com esse calorão maravilhoso que fez, nada melhor do que comer um açaí com banana geladíssimo! Nada de pastel, frituras e afins, hoje nas praias podemos encontrar nos quiosques opções mais saudáveis como esta fruta.
Proveniente da região norte do Brasil, o açaí é uma frutinha muito consumida nessa região, e aderido muito bem também pelos paulistanos. É uma fruta bastante completa, rica em proteínas, gorduras de boa qualidade, vitaminas e muito, mas muito antioxidante, devido á uma substância bastante presente na fruta, as antocianinas da família dos flavonóides, que dá a característica de coloração roxa á fruta. As antocianinas funcionam no nosso organismo como antioxidantes, ou seja, combatendo radicais livres, que são substâncias produzidas por nosso organismo e, que em excesso, podem causar doenças, envelhecimento precoce da pele, etc.
Outro benefício bastante interessante, é o tipo de gordura encontrado na fruta, que ajuda a manter os níveis normais de colesterol no sangue. Por ser uma fruta bastante energética, é ótima para ser consumida em lanches durante o dia, ou antes da atividade física, pois ajuda a manter a energia durante o treino. Mas cuidado! Os açaís que compramos por aí, podem vir lotados de açúcar, xaropes e alguns até com leite condensado. Aí sim, aumentamos demais o valor calórico deste alimento, tornando-o uma bomba de calorias.
O que costumo indicar aos meus pacientes, é que comprem a polpa da fruta sem açúcar, e batam com uma fruta de sua preferência (eu particularmente gosto com banana ou laranja), coloque um fio de mel, 1 colher de chá de óleo de coco e 1 cubinho de couve pra deixar ainda mais nutritiva esta vitamina! Fica uma delícia e super saudável!
Então pessoal, percam o "medo" do Açaí, e saibam aproveitar o melhor que esta fruta pode fazer para o seu corpo e sua saúde!

Nenhum comentário: