quarta-feira, 13 de junho de 2012

Estudo: Alimentação e fertilidade


Olá seguidores! Hoje, lendo alguns blogs que acompanho, lí essa matéria do blog de uma colega de trabalho também nutricionista funcional, Dra Gismari Bertoncello de Florianópolis, e achei interessante compartilhar.

Trata-se de um estudo realizado em Harvard que comprova que pequenas mudanças na alimentação, aumentam as chances de engravidar. 
Pessoas que desejam engravidar, mas por algum ou nenhum motivo aparente não conseguem, procure um nutricionista funcional para orientações de uma nova dieta tanto para a mulher quanto para o homem, que com certeza irão interferir na fertilidade de ambos!

Simples alterações na alimentação podem aumentar (E MUITO!) as chances de engravidar, segundo estudo da Universidade Harvard.


Em vez de pão branco, o integral; no lugar de leite magro, o integral; menos carne vermelha e mais peixe.

Substituições que podem ser feitas tranqüilamente no dia-a-dia ajudam a reduzir em até 80% a infertilidade causada por problemas ovulatórios.
Quem dá a boa notícia são os médicos especializados em saúde pública Jorge Chavarro, Walter Willet e Patrick Skerret, da Harvard School of Public Health. Eles compilaram no livro The fertility diet, lançado no final de 2007 nos Estados Unidos (sem previsão de ser editado no Brasil), os dados recolhidos ao longo de um estudo com cerca de 19 mil enfermeiras, durante oito anos. "O resultado oferece uma alternativa para que se evitem o stress, a perda de tempo e os gastos com os processos de fertilização. É ainda uma prova de que, em alguns casos, a medicina high tech não é a única solução para quem quer engravidar", afirma Chavarro.

A endocrinologista Vânia Assaly, de São Paulo, concorda. "Atitudes simples muitas vezes são menos prezadas pelas pessoas, que partem logo para a fertilização induzida", diz. "Quem controla o que entra pela boca pode ter mais filhos e viver mais", afirma Chavarro. Mas essa dieta não vale para tratar qualquer dificuldade. "O estudo não contempla casos originados por infecções genitais, problemas nas trompas ou com o homem", alerta o ginecologista Dirceu Henrique Mendes Pereira, de São Paulo.

Nenhum comentário: