terça-feira, 24 de julho de 2012

Farinha de Coco

Olá pessoal!

Hoje vou falar um pouco sobre um alimento relativamente novo, saboroso e com benefícios muito interessantes, a Farinha de Coco.
Existem no mercado diversos produtos feitos com o coco como coco ralado seco, leite de coco, etc. A Farinha de coco é feita da casca e da polpa da fruta, e o mais interessante neste produto, é sua quantidade de fibras. Para cada 10g de farinha de coco (1 colher de sopa) temos 2,5g de fibras. Sendo assim, é um ótimo alimento para constipação intestinal (prisão de ventre) favorecendo a formação do bolo fecal e melhorando o trânsito intestinal.
A presença de fibras também contribui para menor absorção de gordura, redução nas taxas de colesterol e controle da glicemia, melhorando o diabetes. Para quem quer perder uns "quilinhos", a farinha de coco contribui para maior sensação de saciedade, além de conter um ótimo teor de TCM, uma gordura que contribui para que o organismo "utilize "a gordura armazenada, como fonte de energia, favorecendo assim a perda de medidas.
A quantidade por dia a ser consumida, deve ser de 1 colher de sopa, adicionada em receitas ou mesmo em sucos, iogurtes ou frutas.
Mas é importante também consumirmos em nossa alimentação o próprio coco e a água de coco, que possuem diferentes benefícios ao organismo.
A Farinha de coco, pode ser encontrada em mercados e lojas de produtos naturais.

Vamos á algumas receitinhas com a Farinha de coco:

Granola Crocante
Ingredientes
5 colheres (sopa) de farinha de coco
5 castanhas-do-pará picadas
10 amêndoas picadas
5 colheres (sopa) de flocos de quinua
5 colheres de farinha de linhaça dourada


Preparo
Misture todos os ingredientes. Coloque em um pote de vidro e guarde na geladeira. Use em frutas, para bater com sucos e com iogurte. 


Bolo de farinha de coco
Ingredientes
- 4 ovos
- Gotas de baunilha
- ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 2 colheres (sopa) de óleo de coco
- ½ xícara (chá) de leite de coco
- ½ xícara (chá) de suco de abacaxi
- 1 xícara (chá) de farinha de coco
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- Coco ralado para polvilhar


Modo de Preparo:
Bata as claras em neve e reserve. Em uma tigela, misture as gemas, as gotas de baunilha, o açúcar mascavo, a canela e o óleo de coco. Acrescente o leite de coco e o suco de abacaxi aos poucos. Em seguida, adicione a farinha de coco e mexa bem. Delicadamente, agregue as claras e o fermento. Asse em forno pré-aquecido a 180°. Polvilhe com coco ralado.




Nenhum comentário: