segunda-feira, 19 de julho de 2010

QUINUA UM ALIMENTO SAUDÁVEL E NUTRITIVO

Na edição de abril de 2010, a Revista Saúde abordou uma matéria sobre a quinua, um alimento que tem se tornado presente no cardápio dos brasileiros.

Esse pseudocereal, como é definido pela botânica, é um alimento isento de glúten e um parente distante do espinafre, pois essas plantas são bastante semelhantes. Ela é um vegetal originado dos Andes e que começou a ser pesquisado no Brasil nos anos 90.
Ela é considerada um alimento extremamente nutritivo e seu conteúdo de nutrientes é superior ao de outros cereais. A quinua possui aminoácidos essenciais, carboidratos na forma de amido, fibras e alguns minerais dos quais se destacam o ferro, magnésio, zinco, potássio, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3), D e E.

Estudos têm mostrado que a quinua pode ser indicada no tratamento de algumas patologias como a anemia (onde apresenta uma quantidade de ferro de 5,2 mg/100g, quando comparada a outros cereais), problemas urinários e de fígado, desnutrição crônica (por apresentar alto valor biológico) e osteoporose (apresentado 107mg de cálcio a cada 100g). Atua na redução de danos gastrintestinais, na parte imunológica e auxilia na regulação dos níveis de colesterol.

Ela também apresenta uma quantidade de ácidos graxos essenciais em um nível superior aos demais cereais, onde aproximadamente 60% são de ômega 6 (linoleico) e ômega 3 (linolênico), que são gorduras importantes para o funcionamento do nosso organismo, assim como no auxílio da redução do colesterol total, LDL e triglicérides.

O consumo desse grão é indicado especialmente para vegetarianos, diabéticos, grávidas, lactantes, idosos e praticantes de atividades físicas. A quinua contém uma quantidade elevada de lisina, quando comparada a outros grãos como a soja, o milho, o trigo e o leite, e, por isso, pode ser indicada para crianças e adolescentes em fase de crescimento. Ela também está relacionada ao sistema cognitivo, onde ajuda na inteligência, melhora dos reflexos e funções relacionadas com a memória e aprendizagem, pois possui uma boa fonte de triptofano, aminoácido que está ligado à produção de serotonina, que por sua vez é responsável pela modulação do humor, disposição e bem-estar.

.Vegetarianos restritos (que não consomem carne, leite e derivados, onde são encontradas as maiores fontes proteicas), atletas (que necessitam de um maior consumo de aminoácidos), celíacos (que são intolerantes ao glúten – derivado do trigo) e populações carentes de países subdesenvolvidos, formam o grupo mais bem auxiliado pelas propriedades da Quinua.

Existem diversos tipos de grão de quinua, onde a branca, vermelha e preta são as mais consumidas no Brasil, mas pesquisas indicam que a quinua real branca é um dos tipos que apresenta uma composição mais completa quando comparadas as demais.

Esses grãos podem ser utilizados nas mais diversas preparações, como nas saladas, bolinhos com legumes ou serem cozidos da mesma forma que o arroz, podendo substituí-lo. Os flocos podem ser consumidos, principalmente, nas preparações do café da manhã, acompanhando frutas, sucos, salada de frutas e vitaminas. No caso das farinhas, elas podem fazer parte das receitas de massas, pães, bolos e tortas.
Estudos mais aprofundados são necessários para se saber quais são os reais benefícios desse alimento para nossa saúde.

O ideal é não utilizar esse alimento isoladamente, mas sim acompanhado de hábitos saudáveis de vida, com rodízio de seu consumo, junto com uma dieta equilibrada e a prática de atividades físicas regulares, sob orientação de um profissional. E lembre-se: o nutricionista é o profissional melhor qualificado para cuidar da sua alimentação.

fonte: http://www.vponline.com.br/blog/home.php/


RECEITA - COOKIE DE QUINUA

Ingredientes:

2 ovos
1 xíc (chá) de flocos de quinua
1 xíc (chá) de açúcar
2/3 de xíc (chá) de nozes e castanhas do pará trituradas
3 colheres (sopa) de óleo de canola
2 colheres (sopa) cheias de farinha de arroz
1 colher de chá de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de preparo:

Untar uma forma com manteiga e pré-aquecer o forno. Numa vasilha, vá  misturando os ingredientes um a um. No final vc terá uma pasta. Se ficar mole, pode acrescentar mais uma colher de farinha de arroz. Colocar em colheradas na assadeira, e assar por aproximadamente 25 min em fogo baixo. Virar os cookies para dourar do outro lado, e deixar aproximadamente mais 10 min.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

RECEITA NUTRITIVA: PASTA HUMMUS

A pasta Hummus, muito utilizada por povos do oriente médio, é rica em nutrientes, por ser elaborada com Tahine (pasta de gergelim) e grão de bico,  ambos com propriedades muito importantes ao organismo. Além disso, a pasta hummus é deliciosa, e pode ser acompanhada de pão sírio ou até mesmo como acompanhamento de saladas.

Gergelim: A semente de gergelim possui gorduras de boa qualidade que protegem nosso coração, além de vitamina E, que atua como potente antioxidante, eliminando os radicais livres do nosso organismo, e cálcio, essencial para a saúde dos nossos ossos e dentes.

Grão de bico: O grão-de-bico é fonte de fibra e contribui para a redução do colesterol. As fibras insolúveis colaboram com o organismo na eliminação de açúcares, gorduras e colesterol. O ferro disponível nessa leguminosa é mais bem aproveitado pelo organismo. Quanto às proteínas, a qualidade delas é muito superior à das demais leguminosas, fornece ótimas quantidades de ferro e magnésio. Ferro que dá saúde aos glóbulos vermelhos do sangue, para transportarem o oxigênio do organismo para os tecidos. Magnésio que trabalha na composição de muitas estruturas, mais de 30 enzimas, e cuida do bom funcionamento do sistema neuromuscular.
A leguminosa também é fonte de boas quantidades de cálcio e vitaminas do complexo B. Quase nada de gordura, e nada de colesterol. Alta concentração de ácido fólico, útil na prevenção de doenças cardiovasculares e tratamentos de anemia. Grandes quantidades de amido, fonte de energia para todo o organismo.
E os benefícios do grão-de-bico continuam. Contém triptofano, um aminoácido importante na produção de serotonina, o neurotransmissor que ativa os centros cerebrais responsáveis pela sensação de bem estar. Por isso o grão-de-bico afasta a depressão e aproxima a felicidade. A seretonina também mantém a confiança e a segurança em funcionamento.
O grão-de-bico possui fitoestrógenos, hormônios vegetais que previnem a osteoporose e problemas cardiovasculares. É utilizado com sucesso em terapias de reposição hormonal para mulheres na menopausa.


RECEITA PASTA HUMMUS

4 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim - encontrada pronta em mercado ou casa de especiarias)

600 gr de grão-de-bico

1 dente de alho

1 xícara (chá) de água

2 unidades de limão espremido

Azeite extravirgem a gosto

Sal a gosto

Hortelã para decorar

Pimenta Siria a gosto

Deixe o grão de bico de molho durante a noite. No dia seguinte, cozinhe-o em uma panela de pressão até ficar macio. Espere esfriar e coloque-o no liquidificador, com o alho, o tahine, o limão, a água e o sal. Bata até formar uma pasta homogênea. Coloque em uma travessa, regue com azeite e decore com folhas de hortelã. Dicas: sirva com pão sírio. Fica muito bom acompanhando uma salada verde.


quinta-feira, 15 de julho de 2010

SUCO FUNCIONAL OU SUCO VERDE

O suco funcional ou suco verde, é um poderoso destoxificante, pois ajuda na eliminação de toxinas pelo organismo, melhorando o trânsito intestinal, além de fornecer vitaminas antioxidantes e minerais importantes para um bom funcionamento dos nossos órgãos.
Comece bem o seu dia, tomando este "Poderoso" suco!

Receita

1 folha de couve
1 fatia média de abacaxi
1 copo de suco de uva integral orgânico (encontra-se nos supermercados)
1 colher de sopa de linhaça em semente (marrom ou dourada)

Bata tudo no liquidificador.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

SEQUE A BARRIGUINHA COMENDO E PREPARE-SE PARA O VERÃO

O verão, a estação mais esperada do ano! E é quando chega o calor, a vontade de colocar um vestidinho, uma blusinha mais justa, que toda a “comilança” do inverno aparece na indesejada barriguinha. Daí bate o desespero, e começa a batalha contra o tempo para tentar perder os quilinhos a mais.
Mas o que as pessoas não sabem, é que o inverno é a melhor época do ano para se perder peso e chegar mais magra no verão. Pois, nessa época do ano onde os dias são mais frios, nosso organismo gasta muito mais energia para manter a temperatura corporal, por isso muitas vezes sentimos mais fome. Para piorar as comidinhas de inverno são sempre muito calóricas.

Mas é possível manter a forma no inverno, e secar a barriguinha comendo muito bem! Então aproveite que ainda estamos no inverno, e comece já a cuidar da alimentação!

Através da Nutrição Funcional, onde visamos uma dieta rica em vitaminas, minerais e outros nutrientes destoxificantes, antiinflamatórios e antioxidantes, é possível atingir o objetivo de perder alguns quilinhos, com muita saúde e sem passar fome.

Dicas e alimentos para secar a barriga

• Mastigue bem os alimentos até ficar pastoso. Isso facilita a digestão evitando o acúmulo de gases.
• Substitua o pão francês, o arroz branco e o macarrão pelos integrais, que são ricos em vitaminas do complexo B, importantes para a saúde do intestino, além de terem o índice glicêmico baixo, o que ajuda a diminuir a gordura abdominal.
• Inclua feijão, lentilha, grão-de-bico e outros grãos na sua alimentação. São alimentos fontes de magnésio, que ajudam nos movimentos intestinais. Também adicionam fibras às refeições, que mantêm a flora intestinal saudável e o intestino funcionando bem. Dica: deixe de molho de um dia para o outro dentro da geladeira e despreze a água para reduzir o potencial de fermentação. Utilize água fresca para prepará-los.
• Coma muitas frutas sempre variando o tipo de fruta, principalmente com casca, que são ricas em água, fundamental para hidratar o intestino, além de serem ricas em vitaminas.
• Tome diariamente suco verde, que ajuda a evacuar, a eliminar toxinas e é rico em nutrientes. Varie o tipo: hortelã, agrião, espinafre e couve. A couve, em especial, é desintoxicante e melhora os movimentos intestinais. Pode bater o suco com frutas para deixar mais saboroso. Dica: laranja com couve, abacaxi com hortelã ou melão com agrião.
• Sementes de linhaça, gergelim, girassol e abóbora são boas fontes de gorduras saudáveis. Elas ajudam na eliminação de toxinas e têm boa quantidade de fibras, que facilitam a evacuação. Também têm zinco e vitamina E, essenciais para a saúde intestinal.
• Frutas oleaginosas como castanhas, nozes, amêndoas (sem sal) são ricas em selênio, nutriente importante porque ajuda a formar uma enzima chamada glutationa peroxidade. Essa enzima age principalmente no intestino, protegendo-o dos radicais livres.
• Tome água para hidratar o bolo fecal e facilitar a ida ao banheiro. Ela ajuda a eliminar as toxinas tanto pela urina quanto pelas fezes e evita o inchaço.

A Nutrição Funcional trabalha de forma individualizada com o paciente, respeitando a bioquímica de cada um. Conheça um pouco mais do nosso tratamento personalizado!