terça-feira, 8 de maio de 2012

FERTILIDADE

Olá queridos seguidores!
Hoje estava lendo um artigo científico muito interessante, onde foi realizado um estudo mostrando a importância de alguns nutrientes na patogênese e prevenção da infertilidade em homens e mulheres. Os nutrientes abordados, foram o folato e o zinco. Ambos são nutrientes com atividade antioxidante, neutralizando os radicais livres produzidos pelo organismo, que interferem na motilidade do espermatozoide por exemplo.
O folato exerce um papel importante na espermatogênese (formação de espermatozoides) em homens, e em mulheres na implantação, maturação do feto e na fixação placentária. Já o zinco está associado ao desenvolvimento testicular, maturação do esperma e produção de testosterona, aumentando a fertilidade.
Portanto, uma alimentação rica nesses e em demais nutrientes antioxidantes, interferem na resposta da fertilidade em homens e mulheres, aumentando as chances de gravidez.
Para pacientes que tem dificuldade em engravidar, sem causas específicas diagnosticadas, o tratamento com a nutrição funcional pode contribuir muito para melhora da fertilidade. Uma dieta desintoxicante, rica em nutrientes e antioxidantes, são prioridade nesses casos.
Mais uma vez podemos concluir que a nutrição do organismo interfere diretamente em todas as suas funções fisiológicas!

Exemplo de receita rica em ácido fólico (folato), cálcio, fibras e antioxidantes:



  
Ingredientes:
- 1 maço de espinafre picado uma vez (lave muito bem e use somente as folhas)
- 2 colheres de sopa de nozes picadas ou amêndoas em lascas
- 1/2 dente de alho picado (tire o miolo, é ele que deixa o alho indigesto)
- 2 colheres de sopa de damascos picados ou uva passas (opcional, retire se não gostar de salgado com doce)
- 1 colher de sopa de molho shoyu (escolha a marca Sakura, que não contém glutamato monossódico)
- 1 colher de sopa de vinagre de branco (indico ter um de arroz em casa, para esta receitas e todos os molhos que pedem vinagre)
- 1 colher de chá de oleo de coco para refogar (pode ser azeite de oliva - ele não perde as propriedades boas pois não atinge o ponto de fumaça, quando aquecido rapidamente)
- nãos salgue pois o shoyo já possui sal

Modo de preparo: 
Aqueça o óleo de coco em uma panela grande e refogue o alho. Jogue o espinafre e abafe a panela em fogo baixo para o espinafre começar a murchar. Aguarde 30 segundos e mexa. Tempere com o shoyu e mexa mais para distribuir bem os temperos. Acrescente as passas ou damascos picados, mexa e desligue o fogo. Tempere com um pouco de vinagre. Em uma frigideira separada, toste levemente as nozes em óleo de coco, mexendo sempre até mudarem um pouco de cor. Jogue as castanhas por cima.

Nenhum comentário: