segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Quem quiser esclarecer dúvidas sobre os assuntos postados ou outros assuntos relacionados a Nutrição e Receitas, é só postar um comentário se identificando que eu respondo no próprio blog!

Olá pessoal, essa matéria escrevi para a Revista Vida Natural. É sobre os benefícios do abacaxi. espero que gostem!

domingo, 30 de janeiro de 2011

Abacate

O abacate é um dos melhores alimentos que temos na natureza. Rico em vitamina E, é um potente antioxidante, além de ter uma ótima fração de proteínas, carga glicêmica baixa, e rico em ácido oléico, o mesmo óleo do azeite de oliva. Por sua gordura de ótima qualidade, o abacate ajuda a aumentar o HDL (considerado colesterol bom) protegendo assim nossas artérias. Hoje, alguns estudos mostram também sua associação com o emagrecimento, pois além de causar saciedade, os compostos do abacate podem aumentar a IGF1 e o GH  (hormônio do crescimento). Duas colheres de sopa de abacate antes de dormir, parece aumentar esses hormônios, responsáveis pela queima de gordura durante o sono.
Ó abacate também é rico em vitamina B3, ácido fólico, vitamina C, ferro, magnésio e potássio. Essa combinação é ótima para acabar com a ansiedade que surge no final da tarde a mil e a vontade de comer doces e carboidratos aparecem. A dica é que a fruta seja consumida na hora do lanche, ajudando a segurar a ansiedade e o bom humor.

RECEITA - Pasta de abacate (guacamole)

1/2 abacate
1 tomate pequeno picadinho sem semente
1/2 cebola picadinha
Salsinha á gosto
Caldo de 1 limão
Sal
Azeite extra virgem á gosto

Amasse o abacate com um garfo e misture os outros ingredientes é vá temperando aos poucos. Sirva com salada, ou com torrada no lanchinho da tarde

Pra quem não gosta de abacate salgado, a dica é picar ou amassar 2 colheres de sopa de abacate e colocar 1 colherzinha de mel por cima e suco de limão.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

MATÉRIA PUBLICADA NA REVISTA ZERO - SET/10

Matéria publicada na Revista Zero sobre alimentação para prevenção dos sintomas da TPM. Clique em cima da imagem para ampliar.


Entrevista: Gestante Vegetariana

Olá pessoal! Vou colocar pra vocês aqui, uma matéria que escrevi este mês para a revista Vida Natural. A matéria ainda não foi publicada, acredito que saia no mês de fevereiro ou março. Segue pra vocês em primeira mão.
Abraços!

GESTANTE VEGETARIANA


Durante a gravidez a necessidade nutricional aumenta consideravelmente. A grávida vegetariana deve estar atenta, e seguir orientações específicas de um Nutricionista durante todo o período da gestação, tendo uma especial atenção á diversos nutrientes essenciais.
A oferta energética e protéica adequada é fundamental. Para as gestantes que não consomem nenhum tipo de alimentos de origem animal, será preciso suprir a vitamina B12, pois a deficiência dessa vitamina na gestação aumenta o risco de má formação fetal. Para as ovo-lacto-vegetarianas, é possível conseguir o consumo adequado da vitamina B12 através do consumo adequado de ovos e derivados do leite.
O consumo de Ferro também é bastante importante, e em gestantes vegetarianas por este mineral estar presente principalmente nas carnes, o cuidado deve ser redobrado, pois a deficiência deste nutriente pode levar á complicações na gestação, já que nesta fase a mulher tem uma necessidade aumentada de ferro não só pelo aumento do volume sanguíneo materno, mas também pela formação do sangue no feto que necessitará deste nutriente. A escolha de alimentos como lentilhas, feijão, grãos em geral, legumes folhosos verdes e tofu, conjugados com boas fontes de vitamina C, como o suco de acerola natural, levam a um aumento na biodisponibilidade do ferro, sendo, por isso, melhor absorvido pelo organismo. De qualquer forma, o acompanhamento com especialista se faz necessário.
A proteína é necessária durante toda a gravidez, sendo essencial no crescimento do feto e da placenta. Contudo, as suas necessidades diárias para uma grávida vegetariana serão apenas um pouco mais elevadas do que as de uma vegetariana não grávida, sendo então necessário o aumento no consumo diário de alimentos de origem vegetal fornecedores de proteína, como as leguminosas, o leite de soja, o tofu, o tempeh ou o seitan.
Salvo essas orientações, num geral a alimentação da grávida vegetariana deve ser a mesma de uma grávida não vegetariana, sempre prevalecendo um aumento no consumo de frutas, vegetais, leguminosas, cereais integrais (onde teremos o ácido fólico e outras vitaminas do complexo B de extrema importância), gorduras de boa qualidade como azeite extra virgem, abacate, açaí, coco, castanhas e nozes, e evitar o consumo de cafeína, chás, álcool, açúcar, pães e refinados em geral.

O acompanhamento com um profissional Nutricionista capacitado é essencial para a saúde da gestante e do bebê do início da gestação á amamentação, onde o consumo de todos os nutrientes será feito de forma equilibrada garantindo a saúde de mãe e filho.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS - O MAL DO SÉCULO

Olá queridos leitores. Hoje lí esta reportagem, no blog da Dra Patricia Davidson, também nutricionista funcional, e achei muito interessante compartilhar com vocês. A matéria mostra a quantidade de aditivos químicos entre outros ingredientes sintéticos, em alimentos industrializados. E hoje infelizmente esses produtos fazem parte da rotina alimentar dos brasileiros. O que talvez as pessoas não saibam é o mal que esses fazem, o quanto inflamam nosso organismo, e as doenças que podem surgir decorrente do consumo excessivo e constante desses alimentos (se é que podemos chamá-los de alimentos)
Veja abaixo o absurdo que você coloca pra dentro do seu corpo...e como costumo dizer aos meus pacientes, nosso organismo não é um saco de lixo, temos que cuidar melhor da nossa "máquina" para vivermos a vida com saúde!

Comida industrializada contém altos níveis de conservantes, corantes e outras substâncias sintéticas


Seu gosto pode ser delicioso, mas o excesso de conservantes, corantes e outras substâncias sintéticas fazem dos lanches fast-food verdadeiras bombas para a saúde. Um simples pedaço de nugget contém pelo menos 20 ingredientes, dependendo da rede de lanchonetes. Esta foi uma das descobertas do jornalista David Zinczenko, autor do livro "Eat This, Not That", que faz uma análise dos piores alimentos da indústria alimentícia:

Nuggets: A receita original, que une frango, pão e óleo, já não existe há tempos nas lanchonetes. O nugget industrializado tem pelo menos 20 ingredientes (alguns chegam a ter 35), entre eles água, dextrose, óleo de girassol, conservantes, açúcar e fosfato de sódio. Em um único pedaço, é possível encontrar a carne de pelo menos sete galinhas diferentes.

Sanduíche de salame: A maioria das carnes processadas vendidas em lanchonetes e grandes redes de fast-food tem a mistura de porco e carne para baratear seu custo. O salame, principalmente o de baixa qualidade, costuma ser feito de restos do boi, geralmente sobras de músculo, coração e tripa. Uma fatia de salame costuma ter cerca de 15 ingredientes e muito, mas muito sal. Também contém nitrito e nitrato de sódio, conservantes considerados cancerígenos pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Hambúrguer: Estes pedaços de carne estão cada vez mais contaminados graças à produção em larga escala, que aumenta a proliferação de bactérias nas fábricas. Muitas companhias utilizam a amônia na carne para evitar a proliferação de E.coli e salmonella, duas bactérias que causam intoxicação alimentar. O problema é que acabamos ingerindo carne com detergente. Um outro alerta: nos Estados Unidos, estudos já demonstraram que um único hambúrguer tem pedaços de pelo menos 100 bois.

Sanduíches feitos com pão integral: Não caia nesta pegadinha. A maioria dos pães integrais nas redes de fast-food tem menos de 2% de grãos integrais, ou seja, não são nada saudáveis. Além disso, contém substâncias que não são encontradas nos pães caseiros, como o sulfato de amônia, o sulfato de cálcio e o xarope de milho de alta frutose. Em uma pesquisa na rede Subway americana, Zinczenko descobriu que a coloração escura de alguns pães não era por causa dos grãos integrais. A rede utilizava um corante caramelo para deixar as fatias com uma cara mais saudável.

Balas coloridas: O excesso de corantes nas balas e nos chocolates com casquinhas coloridas é péssimo para as crianças. Um estudo publicado no jornal científico 'Lancet', mostra que eles podem aumentar a hiperatividade e os problemas de comportamento nos pequenos. Além disso, são riquíssimos em açúcar. Um pacote pequeno de bala, por exemplo, pode conter mais açúcar do que duas barras de chocolate.

Salgadinhos e batatas chips: O típico salgadinho industrializado contém nada menos do que 39 ingredientes. Destes, apenas três são encontrados no supermercado: a batata, o queijo e o óleo de soja. A maioria tem gordura hidrogenada e glutamato monossódico (MSG), usado para realçar o sabor e estimular o apetite. Estudos ligam o glutamato a enxaquecas, alergias, irritabilidade, tonteiras e até dores no peito.

Pessoal isso é extremamente sério, esse padrão alimentar vem aumentando inclusive em crianças! Pais olha a responsabilidade na alimentação de seus pequenos!

Abraços

VOLTANDO A ATIVA!

Olá pessoal, estou retomando o blog, e agora pretendo postar com mais frequência!

Pra começar bem, vou colocar aqui uma receita de um peixe maravilhoso que saboreei no final de semana passado. A receita é do meu cunhado Fladimir, vou tentar adaptar a receita para 2 ou 3 pessoas:

1 kg de anchova limpa (de preferência sem pele também)
Sal
200g de champignons
1 colher de Manteiga
Azeite extra virgem
Alcaparras a gosto
Ervas de provençal á gosto
Uma pitada de pimenta do reino


Tempere a anchova apenas com sal, cubra com papel manteiga e coloque no forno para assar até ela dourar.
Numa panela, coloque a manteiga, e refogue os champignons fatiados. Acrescente metade das alcaparras picadas e metade inteiras. Coloque sal, a erva de provençal e a pimenta do reino. Deixe refogar mais um pouco. Quando estiver quase pronto acrescente o azeite.

Retire o peixe do forno e jogue este molho por cima do peixe. Sirva ainda quente, acompanhando de arroz integral ou purê de mandioquinha, e uma salada verde variada e bem bonita.

Maravilhoso!
Bom apetite!