quinta-feira, 31 de maio de 2012

RECEITA: Escabeche de Sardinhas

Olá queridos seguidores!

Você sabia?
As pessoas consomem o salmão em busca do omega 3 que o peixe possui, porém além do salmão não ser um peixe originalmente brasileiro, ele pode ser muito mais contaminado por metais pesados por ser um peixe de fundo de mar, e grande parte do que é comercializado trata-se de salmão de cativeiro, que é criado com rações onde até mesmo corantes são adicionados para dar coloração ao peixe. Por fim, podemos ter um prejuízo ao invés de benefícios com o consumo constante de salmão... A boa notícia é que temos em nosso mar brasileiro, um peixe ainda mais rico em omega 3 e outros nutrientes como a coenzima Q10, que são importantíssimos para um bom funcionamento do cérebro, formação de neurônios, memória, prevenção de Alzheimer, etc. Esse peixe é a famosa SARDINHA !!! Além de rica nesses nutrientes, ela é de fácil acesso e bem barata! Pode ser preparada de diversas  formas, ficando bastante saborosa!


Escabeche de sardinhas

- Sardinha – 5 unidades grandes
- Cebola Roxa – ½ unidade média
- Cebola – ½ unidade média
- Pimentão Verde – ¼ unidade
- Pimentão vermelho – ¼ unidade
- Sal marinho, Orégano
- Azeite de Oliva Extra Virgem – 50 ml
- Vinagre Balsâmico –50 ml
- Azeitonas pretas

Na panela de pressão montar em camadas as cebolas, os pimentões, e as sardinhas.
Acrescentar o azeite, o vinagre, as azeitonas, o sal e o orégano
Levar ao fogo e quando a hélice começar a girar, contar 30 minutos e desligar o fogo.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Nutrição Funcional para Doenças Respiratórias

Olá seguidores!

Vem chegando o inverno, e junto dele as doenças respiratórias como bronquite, asma, rinite e sinusite. Essas doenças são caracterizadas por uma excessiva formação de muco formado nas vias respiratórias, causando sintomas muito desconfortáveis como: dificuldade na respiração, excesso de espirros e tosse, nariz entupido, formação de muco no nariz, cansaço, entre outros. Mas como a alimentação pode interferir melhorando e muito esses sintomas?
Esses sintomas tão ruins, são decorrentes da hiperativação do sistema imunológico, que na tentativa de combater determinada substância invasora que chamamos de antígeno, podendo ser partículas de poluentes inalados, gases tóxicos ou até mesmo proteínas mal digeridas da alimentação, entre outros, gera diversos processos inflamatórios desencadeando citocinas e outros marcadores inflamatórios e consequentemente a formação excessiva de muco.
Essa excessiva inflamação das vias respiratórias se torna também sistêmica, ou seja, atingindo diversos outros órgãos que interagem entre si como por exemplo o intestino e o fígado. É comum no período de crise de bronquite, um aumento também de secreção de muco no intestino podendo ser visualizado nas fezes.
É aí que entra a nutrição!
O objetivo da nutrição funcional neste caso, é modular o sistema imunológico do paciente, começando pelo tratamento do intestino que é a nossa primeira barreira de defesa, e é quem faz toda a absorção dos nutrientes ingeridos e do fígado que é responsável pelo metabolismo e distribuição dos nutrientes para os órgãos.
O primeiro passo é, através de um equilíbrio na alimentação e oferta de nutrientes, utilizando uma dieta não irritativa e principalmente uma dieta antiinflamatória, melhorar a qualidade do intestino para que a barreira de defesa seja eficiente. Após este passo, será realizada uma boa desintoxicação do fígado para a eliminação de todo "lixo" orgânico. Juntamente com essa alimentação equilibrada, trabalhamos o sistema imunológico, através   de alimentos e suplementos imunomoduladores e antiinflamatórios, fitoterápicos e alimentos expectorantes, diminuindo assim a inflamação gerada pelas citocinas do sistema imunológico e formação excessiva de muco, melhorando significantemente os sintomas respiratórios.
A diferença entre a nutrição e os medicamentos utilizados para combater estes sintomas, é que com a alimentação e nutrição do organismo, os sintomas tendem a não retornar ou retornar apenas em crises e com menos intensidade. Portante é um tratamento muito mais eficiente e sem dúvida mais saudável!

Quem desejar mais informações sobre o tratamento para doenças respiratórias, deixe seu comentário ou envie um email para: karin@institutorv.com.br

Abraços!

terça-feira, 8 de maio de 2012

MINHA "HORTINHA" E RECEITA DE FILÉ DE SALMÃO COM GENGIBRE E LARANJA

Boa noite pessoal!
Sempre comento com os pacientes, que apesar de morar em um apartamento pequeno, planto os meus temperinhos em pequenas jardineiras, para que eu possa ter em mãos temperos sempre fresquinhos e que dão muito mais sabor aos alimentos já que são colhidos na hora. Para provar como dá certo, as fotos abaixo são da minha "hortinha nova" que minha mãe e meu pai fizeram pra mim. Minha mãe pintou os vasos de barro e meu pai plantou as mudinhas..eu amei!!! Obrigada pá e mã, ficou lindo! Agora estou deixando elas crescerem um pouquinho para que eu possa começar a usar! Coloquei num minúsculo espaço em minha lavanderia, pois na sacada elas pegam muito vento, não dá certo.
Olha só que graça, fica a dica!

Essa é de salsinha e cebolinha
Essa é de salsinha e cebolinha

E essa é de manjericão roxo, manjericão comum e alecrim
 Aproveitando o post, acabei de fazer em casa um jantar que ficou delicioso, além de saudável e super leve.
O cardápio foi: Filé de salmão assado com molho de gengibre e laranja, purê de mandioquinha e salada de rúcula com tomates grape. Segue abaixo a receita do Salmão com as fotos que tirei em casa:

Salmão assado com gengibre e laranja
Ingredientes:
1 filé de salmão de 400g
Suco de 1 laranja
Raspas de casca de laranja e 1 colher de sopa de gengibre ralado
1 colher de chá de mel
Pimenta branca moida a gosto
Sal á gosto
Tempere o salmão com todos os ingredientes, e deixe descansar por pelo menos 30 minutos.
Asse em forno médio por 25min
Filé de salmão temperado antes de assar


Servido com purê de mandioquinha e salada de rúcula com tomates grape

FERTILIDADE

Olá queridos seguidores!
Hoje estava lendo um artigo científico muito interessante, onde foi realizado um estudo mostrando a importância de alguns nutrientes na patogênese e prevenção da infertilidade em homens e mulheres. Os nutrientes abordados, foram o folato e o zinco. Ambos são nutrientes com atividade antioxidante, neutralizando os radicais livres produzidos pelo organismo, que interferem na motilidade do espermatozoide por exemplo.
O folato exerce um papel importante na espermatogênese (formação de espermatozoides) em homens, e em mulheres na implantação, maturação do feto e na fixação placentária. Já o zinco está associado ao desenvolvimento testicular, maturação do esperma e produção de testosterona, aumentando a fertilidade.
Portanto, uma alimentação rica nesses e em demais nutrientes antioxidantes, interferem na resposta da fertilidade em homens e mulheres, aumentando as chances de gravidez.
Para pacientes que tem dificuldade em engravidar, sem causas específicas diagnosticadas, o tratamento com a nutrição funcional pode contribuir muito para melhora da fertilidade. Uma dieta desintoxicante, rica em nutrientes e antioxidantes, são prioridade nesses casos.
Mais uma vez podemos concluir que a nutrição do organismo interfere diretamente em todas as suas funções fisiológicas!

Exemplo de receita rica em ácido fólico (folato), cálcio, fibras e antioxidantes:



  
Ingredientes:
- 1 maço de espinafre picado uma vez (lave muito bem e use somente as folhas)
- 2 colheres de sopa de nozes picadas ou amêndoas em lascas
- 1/2 dente de alho picado (tire o miolo, é ele que deixa o alho indigesto)
- 2 colheres de sopa de damascos picados ou uva passas (opcional, retire se não gostar de salgado com doce)
- 1 colher de sopa de molho shoyu (escolha a marca Sakura, que não contém glutamato monossódico)
- 1 colher de sopa de vinagre de branco (indico ter um de arroz em casa, para esta receitas e todos os molhos que pedem vinagre)
- 1 colher de chá de oleo de coco para refogar (pode ser azeite de oliva - ele não perde as propriedades boas pois não atinge o ponto de fumaça, quando aquecido rapidamente)
- nãos salgue pois o shoyo já possui sal

Modo de preparo: 
Aqueça o óleo de coco em uma panela grande e refogue o alho. Jogue o espinafre e abafe a panela em fogo baixo para o espinafre começar a murchar. Aguarde 30 segundos e mexa. Tempere com o shoyu e mexa mais para distribuir bem os temperos. Acrescente as passas ou damascos picados, mexa e desligue o fogo. Tempere com um pouco de vinagre. Em uma frigideira separada, toste levemente as nozes em óleo de coco, mexendo sempre até mudarem um pouco de cor. Jogue as castanhas por cima.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

REFRIGERANTE ZERO, POSSO CONSUMIR?


Olá seguidores!
Essa dúvida sempre surge no consultório pelos pacientes. Afinal o que a mídia costuma passar, é a imagem de que o refrigerante com adoçante é bem mais"saudável" e poderia ser consumido sem problemas. Mas não é bem assim não! Muito pelo contrário, quanto mais se estuda mais se vê que a coisa é muito pior do que se pensa.
O consumo regular de refrigerante diet (zero) tem mostrado uma relação com diversas alterações orgânicas como: perda da função renal, aumento da prevalência de obesidade, aumento de apetite, alteração dentária, hiperestimulação pancreática para liberação de insulina (levando á falência do pâncreas e diabetes), risco para pacientes com hiperinsulinemia, obesidade, pancreatite, etc. Isso tudo apenas levando em consideração a quantidade de adoçantes! Se levarmos em conta todos os outros aditivos químicos presentes nos refrigerantes, o prejuízo ao organismo será ainda maior.


Por isso insisto em dizer que este "prazer" realmente não vale a pena, principalmente quando se faz uso diário desses produtos, fazendo parte de um hábito alimentar ruim.


Pensem bem!