quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Candidíase de repetição, como a alimentação pode ajudar?

A candidíase é uma doença causada pelo fungo Candida albicans. É uma micose que pode aparecer em diversas regiões do corpo, especialmente na boca (chamado as vezes de "sapinho"), na mucosa vaginal e no pênis (e regiões adjacentes), assim como é comum também aparecer em todos os pacientes que apresentam imunosupressão, ou seja, queda da sua resposta imunológica.


Mas como a cândida se manifesta?

Partimos do princípio que este fungo, assim como milhões de outros, estão presentes no intestino de qualquer pessoa. O problema é quando este fungo encontra dentro do intestino um ambiente propício para sua ploriferação exacerbada, atingindo assim outras partes do corpo.

Temos no intestino trilhões de bactérias, dentre elas as bactérias probióticas (que são as boas) e bactérias e fungos patogênicos (que são as ruins). O ideal é que as bactérias boas estejam em maior quantidade, pois elas são de extrema importância para defesa do nosso organismo. Porém, em pessoas que tem uma má alimentação, rica em alimentos refinados e gordurosos, e pobre em nutrientes como vitaminas, minerais e compostos bioativos, ou que utilizam ou utilizaram medicamentos como antibióticos e outros, ou pessoas que passam longos períodos em jejum, com certeza terão essas bactérias boas em quantidades insuficientes, e é aí que o fungo como a Candida, começa a se ploriferar demais.

E quem tem candidíase sabe como é incômodo e difícil de tratar apenas com uso de pomadas e remédios. É aí que entra a Nutrição Funcional. Através de uma mudança geral na alimentação, reposição das bactérias probióticas de defesa do organismo, utilização de compostos bioativos e de nutrientes de reparo da mucosa e células do intestino, é possível obter um ótimo resultado no tratamento da Candidíase, não só melhorando as “crises” mas muitas vezes cessando completamente.

A Nutrição Funcional trabalha na origem e causa do problema, visando uma melhora completa do paciente e não apenas dos sintomas.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

E POR FALAR EM CHOCOLATE......

Aos meus pacientes e seguidores do blog, uma receitinha deliciosa e saudável, utilizando o cacau que é um potente antioxidante! Fica a dica para uma sobremesa saborosa...

SORVETE DE BANANA COM CACAU (Sem adição de açúcar e gordura)

Ingredientes:

2 bananas
1 colher de cacau em pó sem açúcar

Modo de preparo:

Congelar bananas maduras com casca lavada embrulhadas em papel manteiga, deixando 1 noite ou 4 hs, congela bem.
Retirar a casca e picar a banana congelada
Bater no liquidificador no pulsar, com o cacau
Consumir imediatamente
Não dá para por muitas bananas ponha até 4 pedaços por vez e se sobrar jogue fora porque oxida se guardar.

CHOCOLATE: AFINAL DEVEMOS CONSUMIR?

Matéria extraída do blog da VP Consultoria Nutricional 


O chocolate, produzido a partir da massa do cacau (Theobroma cacao), açúcar (sacarose), manteiga de cacau, substâncias flavorizantes e outros compostos como leite e oleaginosas, pode trazer benefícios à saúde humana. No antigo México já utilizavam o chocolate com finalidades medicinais.
Este alimento apresenta conteúdo significativo de gorduras, mas há uma distribuição muito interessante entre os tipos de gorduras. Por exemplo, encontram-se gorduras monoinsaturadas (consideradas boas) e gorduras saturadas (consideradas ruins quando consumida em excesso). Então, afinal, será que este conjunto tem um efeito positivo ou negativo?
Estudos indicam que o consumo regular de chocolate, principalmente o amargo, por possuir altas concentrações de compostos bioativos como flavonóides e polifenóis, podem exercer diversos efeitos benéficos à saúde, como neutralizar os radicais livres do nosso organismo, reduzir as concentrações do colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, além de reduzir a pressão sanguínea, contribuindo para a prevenção de doenças do coração, sendo esta uma das doenças que mais atingem as populações que seguem um padrão alimentar ocidental.
Por outro lado, já foram realizados estudos que identificaram que indivíduos que consomem diariamente chocolate possuem risco maior de desenvolver menor densidade mineral óssea, ou seja, torna as pessoas mais propensas ao desenvolvimento de osteoporose. Isso provavelmente se deve a alguns fatores como: presença de cafeína (mas ainda não foi conclusivo), presença de oxalato (que inibe a absorção de cálcio), presença de cacau e açúcar (pois aumenta a concentração de insulina no sangue, que faz aumentar a excreção de cálcio pela urina). Foi identificado que o consumo de 100g de chocolate amargo pode aumentar em 147% a excreção de cálcio pela urina. Porém mais estudos são necessários para investigar esses efeitos.
Outro tema interessante relacionado com este alimento é o fato de muitas pessoas sentirem compulsão por chocolate, é o chamado craving, em que os indivíduos têm motivação intensa e periódica de consumir a substância que deseja. Já foi até comparado com o vício por drogas, pois possui substâncias biologicamente ativas relacionadas com sensações psicológicas.
As pesquisas indicam o chocolate como um alimento promissor, indicando um efeito positivo com quantidades de apenas 38g ao dia. Entretanto, apesar de diversos benefícios hoje em dia estudados, o consumo diário ou freqüente de chocolate não deve ser indicado a todos os indivíduos. Inclusive porque dependendo de fermentação e de outros processos de industrialização, algumas substâncias podem ser perdidas, diminuindo ou perdendo seus benefícios. Portanto, uma indicação acompanhada por um nutricionista que poderá tirar melhor proveito dos benefícios deste alimento deve ser realizada para identificar qual opção melhor se encaixa em cada caso. Vale lembrar ainda que todos os efeitos benéficos são atribuídos ao chocolate amargo, que contém uma maior concentração de cacau associada a menor teores de açúcar e gordura. Hoje já há no mercado produtos com maior concentração de cacau, que devem sempre ser preferidos.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

RECEITA: VIRADO DE ESPINAFRE

Esse viradinho (adaptação de uma receita da minha vó querida Pedra), além de muito gostoso, é prático, fácil, saudável e delicioso! Ele substitue o arroz, já que é feito com farinha de milho, e também já entra como prato principal por ser feito com ovos, além claro do espinafre, ótima fonte de vitaminas e minerais!
Na receita o espinare pode ser substituído por escarola, couve, abobrinha, etc.

Receita para 3 pessoas:

1 maço de espinafre ferventado e picadinho
3 ovos caipiras (são mais nutritivos que ovos brancos de granja)
4 colheres de sopa de farinha de milho em flocos
Alho
Sal
Pimenta do reino

Refogue o espinafre picadinho no alho e azeite extra virgem. Bata os ovos com a farinha num prato, e jogue por cima do espinafre refogadinho. Mexa, e deixe cozinhar até os ovos estarem no ponto. Coloque o sal e a pimentinha do reino e misture.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Emagrecimento

Infelizmente, as pessoas se enganam ao fazer dietas e "regimes"  de emagrecimento, utilizando métodos restritivos, onde a dieta costuma ser de baixas calorias, achando que com isso o emagrecimento será eficiente...ERRADO!  Vc pode sim perder peso, mas a dieta terá depois um efeito rebote, e o peso estará loguinho todo devolta...Pois bem, na Nutrição Funcional, pensamos em reduzir ou quase excluir alimentos com altos indices glicêmicos, que ativam demais a insulina, levando á indesejável gordura armazenada, principalmente a gordura abdominal! E junto fornecer alimentos que melhorem a capacidade intestinal, melhorando a absorção de nutrientes importantes inclusive para emagrecimento, alimentos que aumentem a capacidade do fígado de eliminar toxinas (que "adoram" as gorduras e se aderem a ela captando mais gordura), ofertar alimentos que contribuam na queima de gordura, etc.

Perder peso é diferente de eliminar Gordura!!!!! Para queimar o tecido adiposo, a dieta tem que ir além de restrição calórica!
Enfim, cuidado com essas dietas de internet, dietas da moda, etc.

Abaixo uma receita maravilhosa para um lanchinho da tarde, e de baixíssimo indice glicêmico:

Bolo de banana (funcional) - Receita do meu prof  Henrique

2 xíc de quinua em flocos ou aveia flocos finos
6 bananas nanicas grandes bem maduras
1 xic de óleo de canola (pode por 1/2 canola 1/2 azeite)
1 colher de chá de canela em pó
1 cenoura
1/2 xic de açúcar mascavo
1 colher de sopa de fermento
2 colheres de sopa de uvas passas (opcional)
castanhas quebradinhas

Bate as bananas com o oleo, os ovos, e a cenoura no liquidificador. Numa tijela misture os ingredientes secos, e depois coloque a massa liquida junto e misture. Coloque no forno pré aquecido por uns 25 min.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

RECEITA: ABÓBORA AO LEITE DE COCO

Receita deliciosa que costumo fazer bastante em casa...até o marido que não comia abóbora, adora!!! Fica ótimo com peixe grelhado e arroz integral!
1 pedaço de abóbora (pode ser qualquer tipo) cortada em cubos médios
1 vidro de leite de coco
Azeite
Pimenta do reino
Sal
Salsinha e cebolinha picada
2 dentes de Alho

Refogue o alho espremido no azeite (bem pouquinho de azeite). Coloque a abóbora e mexa. Coloque sal, uma pitada de pimenta do reino e um pouco de água e tampe deixando a abóbora cozinhar. Vá sempre olhando para ver se a água secou e se está cozida. Caso não esteja, vá pingando um pouquinho de água aos poucos até que ela fique bem macia, quase desmanchando. Coloque o leite de coco, e deixe apurar por alguns minutos. Apague o fogo e coloque a salsinha e cebolinha picada e mexa devagar.

É só saborear!!!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

OVOS: MUITAS RAZÕES PARA COMÊ-LOS

Pouca gente sabe dos benefícios dos ovos, ou até mesmo acham que eles são os vilões da dieta por conterem colesterol, etc. Esse "mito" dos ovos já caiu em descrédito, e o que podemos dizer hoje, é que os ovos são alimentos essenciais para a saúde, por serem ricos em diversas vitaminas, gordura de ótima qualidade, proteína, etc. Veja abaixo, extraído do blog do meu professor Henrique Freire Soares, algumas razões para se comer ovos:


Ovo de galinha é um alimento riquissimo, vejamos:

Ácido fólico e B12: formação adequada do DNA, menor risco de câncer e anemia, redução da homocisteína.

Biotina: reduz queda de cabelo e formação adequada de neurotransmissores

Vitamina D: crescimento, hipotensora

Vitamina A: reparo da muscosa intestinal, visão

Carotenóides (luteína e zeaxantina): visão, retardo do envelhecimento celular

Colina: formação de neurotransmissores e detoxificação hepática

Riboflavina (b2): geração de energia, redutora da fadiga

Zinco: crescimento ósseo, estimulante sistema imune, melhora do apetite

PTn de alto valor biológico (albumina): crescimento muscular, prevenção da perda muscular

Triptofano: formação da serotonina e sensação de prazer e bem estar

Colesterol: formação da vitamina D, neurotransmissão, formação de hormOnios sexuais.

Ácido graxo oleico: redutor de LDL, estimulador do HDL, detoxificação hepática.

Então, COMA OVOS!!!




sexta-feira, 27 de agosto de 2010

OBESIDADE: UMA REALIDADE NA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE recentemente, o brasileiro fica mais gordo a cada ano que passa. O aumento gradativo de peso é verificado em todas as faixas etárias, independente de sexo e região.
Nos homens esse aumento foi de 50% de 1975 pra cá. Nas mulheres o aumento foi de 48%.
Esses números são realmente preocupantes, pois junto disso vem às patologias associadas á obesidade como diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia, doenças cardiovasculares, etc.
Cuidar da alimentação está longe de ser apenas por uma questão estética, mas sim de saúde e qualidade de vida.

A Nutrição Funcional trabalha de forma bastante interessante com a obesidade, pois trata deste problema como uma doença de ordem inflamatória. O paciente é tratado como um todo, respeitando sempre sua individualidade bioquímica. Uma dieta desintoxicante, faz parte de uma das fases do tratamento da obesidade, onde se visa aumentar a capacidade do organismo de eliminar as toxinas e xenobióticos (tudo aquilo que não serve para o organismo), que dentro do corpo causam danos ás células e geram processos inflamatórios. Além disso, o tratamento também melhora as funções intestinais, melhorando a absorção de nutrientes importantes no processo de emagrecimento. Ou seja, o tratamento é sempre direto na causa do problema. Desta forma a eliminação do peso vem por conseqüência no tratamento, e de forma mais eficiente.
Mas adotar um estilo de vida mais saudável é sempre essencial! Evitar consumo de alimentos industrializados, com gorduras e açúcares, farinhas refinadas, excesso de sal e aditivos químicos, consumir alimentos mais naturais e integrais, beber muita água, praticar atividades físicas regularmente, são hábitos que contribuem muito na prevenção e tratamento da obesidade.

Agende uma consulta: Instituto RV - 2091.1267

segunda-feira, 19 de julho de 2010

QUINUA UM ALIMENTO SAUDÁVEL E NUTRITIVO

Na edição de abril de 2010, a Revista Saúde abordou uma matéria sobre a quinua, um alimento que tem se tornado presente no cardápio dos brasileiros.

Esse pseudocereal, como é definido pela botânica, é um alimento isento de glúten e um parente distante do espinafre, pois essas plantas são bastante semelhantes. Ela é um vegetal originado dos Andes e que começou a ser pesquisado no Brasil nos anos 90.
Ela é considerada um alimento extremamente nutritivo e seu conteúdo de nutrientes é superior ao de outros cereais. A quinua possui aminoácidos essenciais, carboidratos na forma de amido, fibras e alguns minerais dos quais se destacam o ferro, magnésio, zinco, potássio, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3), D e E.

Estudos têm mostrado que a quinua pode ser indicada no tratamento de algumas patologias como a anemia (onde apresenta uma quantidade de ferro de 5,2 mg/100g, quando comparada a outros cereais), problemas urinários e de fígado, desnutrição crônica (por apresentar alto valor biológico) e osteoporose (apresentado 107mg de cálcio a cada 100g). Atua na redução de danos gastrintestinais, na parte imunológica e auxilia na regulação dos níveis de colesterol.

Ela também apresenta uma quantidade de ácidos graxos essenciais em um nível superior aos demais cereais, onde aproximadamente 60% são de ômega 6 (linoleico) e ômega 3 (linolênico), que são gorduras importantes para o funcionamento do nosso organismo, assim como no auxílio da redução do colesterol total, LDL e triglicérides.

O consumo desse grão é indicado especialmente para vegetarianos, diabéticos, grávidas, lactantes, idosos e praticantes de atividades físicas. A quinua contém uma quantidade elevada de lisina, quando comparada a outros grãos como a soja, o milho, o trigo e o leite, e, por isso, pode ser indicada para crianças e adolescentes em fase de crescimento. Ela também está relacionada ao sistema cognitivo, onde ajuda na inteligência, melhora dos reflexos e funções relacionadas com a memória e aprendizagem, pois possui uma boa fonte de triptofano, aminoácido que está ligado à produção de serotonina, que por sua vez é responsável pela modulação do humor, disposição e bem-estar.

.Vegetarianos restritos (que não consomem carne, leite e derivados, onde são encontradas as maiores fontes proteicas), atletas (que necessitam de um maior consumo de aminoácidos), celíacos (que são intolerantes ao glúten – derivado do trigo) e populações carentes de países subdesenvolvidos, formam o grupo mais bem auxiliado pelas propriedades da Quinua.

Existem diversos tipos de grão de quinua, onde a branca, vermelha e preta são as mais consumidas no Brasil, mas pesquisas indicam que a quinua real branca é um dos tipos que apresenta uma composição mais completa quando comparadas as demais.

Esses grãos podem ser utilizados nas mais diversas preparações, como nas saladas, bolinhos com legumes ou serem cozidos da mesma forma que o arroz, podendo substituí-lo. Os flocos podem ser consumidos, principalmente, nas preparações do café da manhã, acompanhando frutas, sucos, salada de frutas e vitaminas. No caso das farinhas, elas podem fazer parte das receitas de massas, pães, bolos e tortas.
Estudos mais aprofundados são necessários para se saber quais são os reais benefícios desse alimento para nossa saúde.

O ideal é não utilizar esse alimento isoladamente, mas sim acompanhado de hábitos saudáveis de vida, com rodízio de seu consumo, junto com uma dieta equilibrada e a prática de atividades físicas regulares, sob orientação de um profissional. E lembre-se: o nutricionista é o profissional melhor qualificado para cuidar da sua alimentação.

fonte: http://www.vponline.com.br/blog/home.php/


RECEITA - COOKIE DE QUINUA

Ingredientes:

2 ovos
1 xíc (chá) de flocos de quinua
1 xíc (chá) de açúcar
2/3 de xíc (chá) de nozes e castanhas do pará trituradas
3 colheres (sopa) de óleo de canola
2 colheres (sopa) cheias de farinha de arroz
1 colher de chá de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de preparo:

Untar uma forma com manteiga e pré-aquecer o forno. Numa vasilha, vá  misturando os ingredientes um a um. No final vc terá uma pasta. Se ficar mole, pode acrescentar mais uma colher de farinha de arroz. Colocar em colheradas na assadeira, e assar por aproximadamente 25 min em fogo baixo. Virar os cookies para dourar do outro lado, e deixar aproximadamente mais 10 min.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

RECEITA NUTRITIVA: PASTA HUMMUS

A pasta Hummus, muito utilizada por povos do oriente médio, é rica em nutrientes, por ser elaborada com Tahine (pasta de gergelim) e grão de bico,  ambos com propriedades muito importantes ao organismo. Além disso, a pasta hummus é deliciosa, e pode ser acompanhada de pão sírio ou até mesmo como acompanhamento de saladas.

Gergelim: A semente de gergelim possui gorduras de boa qualidade que protegem nosso coração, além de vitamina E, que atua como potente antioxidante, eliminando os radicais livres do nosso organismo, e cálcio, essencial para a saúde dos nossos ossos e dentes.

Grão de bico: O grão-de-bico é fonte de fibra e contribui para a redução do colesterol. As fibras insolúveis colaboram com o organismo na eliminação de açúcares, gorduras e colesterol. O ferro disponível nessa leguminosa é mais bem aproveitado pelo organismo. Quanto às proteínas, a qualidade delas é muito superior à das demais leguminosas, fornece ótimas quantidades de ferro e magnésio. Ferro que dá saúde aos glóbulos vermelhos do sangue, para transportarem o oxigênio do organismo para os tecidos. Magnésio que trabalha na composição de muitas estruturas, mais de 30 enzimas, e cuida do bom funcionamento do sistema neuromuscular.
A leguminosa também é fonte de boas quantidades de cálcio e vitaminas do complexo B. Quase nada de gordura, e nada de colesterol. Alta concentração de ácido fólico, útil na prevenção de doenças cardiovasculares e tratamentos de anemia. Grandes quantidades de amido, fonte de energia para todo o organismo.
E os benefícios do grão-de-bico continuam. Contém triptofano, um aminoácido importante na produção de serotonina, o neurotransmissor que ativa os centros cerebrais responsáveis pela sensação de bem estar. Por isso o grão-de-bico afasta a depressão e aproxima a felicidade. A seretonina também mantém a confiança e a segurança em funcionamento.
O grão-de-bico possui fitoestrógenos, hormônios vegetais que previnem a osteoporose e problemas cardiovasculares. É utilizado com sucesso em terapias de reposição hormonal para mulheres na menopausa.


RECEITA PASTA HUMMUS

4 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim - encontrada pronta em mercado ou casa de especiarias)

600 gr de grão-de-bico

1 dente de alho

1 xícara (chá) de água

2 unidades de limão espremido

Azeite extravirgem a gosto

Sal a gosto

Hortelã para decorar

Pimenta Siria a gosto

Deixe o grão de bico de molho durante a noite. No dia seguinte, cozinhe-o em uma panela de pressão até ficar macio. Espere esfriar e coloque-o no liquidificador, com o alho, o tahine, o limão, a água e o sal. Bata até formar uma pasta homogênea. Coloque em uma travessa, regue com azeite e decore com folhas de hortelã. Dicas: sirva com pão sírio. Fica muito bom acompanhando uma salada verde.


quinta-feira, 15 de julho de 2010

SUCO FUNCIONAL OU SUCO VERDE

O suco funcional ou suco verde, é um poderoso destoxificante, pois ajuda na eliminação de toxinas pelo organismo, melhorando o trânsito intestinal, além de fornecer vitaminas antioxidantes e minerais importantes para um bom funcionamento dos nossos órgãos.
Comece bem o seu dia, tomando este "Poderoso" suco!

Receita

1 folha de couve
1 fatia média de abacaxi
1 copo de suco de uva integral orgânico (encontra-se nos supermercados)
1 colher de sopa de linhaça em semente (marrom ou dourada)

Bata tudo no liquidificador.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

SEQUE A BARRIGUINHA COMENDO E PREPARE-SE PARA O VERÃO

O verão, a estação mais esperada do ano! E é quando chega o calor, a vontade de colocar um vestidinho, uma blusinha mais justa, que toda a “comilança” do inverno aparece na indesejada barriguinha. Daí bate o desespero, e começa a batalha contra o tempo para tentar perder os quilinhos a mais.
Mas o que as pessoas não sabem, é que o inverno é a melhor época do ano para se perder peso e chegar mais magra no verão. Pois, nessa época do ano onde os dias são mais frios, nosso organismo gasta muito mais energia para manter a temperatura corporal, por isso muitas vezes sentimos mais fome. Para piorar as comidinhas de inverno são sempre muito calóricas.

Mas é possível manter a forma no inverno, e secar a barriguinha comendo muito bem! Então aproveite que ainda estamos no inverno, e comece já a cuidar da alimentação!

Através da Nutrição Funcional, onde visamos uma dieta rica em vitaminas, minerais e outros nutrientes destoxificantes, antiinflamatórios e antioxidantes, é possível atingir o objetivo de perder alguns quilinhos, com muita saúde e sem passar fome.

Dicas e alimentos para secar a barriga

• Mastigue bem os alimentos até ficar pastoso. Isso facilita a digestão evitando o acúmulo de gases.
• Substitua o pão francês, o arroz branco e o macarrão pelos integrais, que são ricos em vitaminas do complexo B, importantes para a saúde do intestino, além de terem o índice glicêmico baixo, o que ajuda a diminuir a gordura abdominal.
• Inclua feijão, lentilha, grão-de-bico e outros grãos na sua alimentação. São alimentos fontes de magnésio, que ajudam nos movimentos intestinais. Também adicionam fibras às refeições, que mantêm a flora intestinal saudável e o intestino funcionando bem. Dica: deixe de molho de um dia para o outro dentro da geladeira e despreze a água para reduzir o potencial de fermentação. Utilize água fresca para prepará-los.
• Coma muitas frutas sempre variando o tipo de fruta, principalmente com casca, que são ricas em água, fundamental para hidratar o intestino, além de serem ricas em vitaminas.
• Tome diariamente suco verde, que ajuda a evacuar, a eliminar toxinas e é rico em nutrientes. Varie o tipo: hortelã, agrião, espinafre e couve. A couve, em especial, é desintoxicante e melhora os movimentos intestinais. Pode bater o suco com frutas para deixar mais saboroso. Dica: laranja com couve, abacaxi com hortelã ou melão com agrião.
• Sementes de linhaça, gergelim, girassol e abóbora são boas fontes de gorduras saudáveis. Elas ajudam na eliminação de toxinas e têm boa quantidade de fibras, que facilitam a evacuação. Também têm zinco e vitamina E, essenciais para a saúde intestinal.
• Frutas oleaginosas como castanhas, nozes, amêndoas (sem sal) são ricas em selênio, nutriente importante porque ajuda a formar uma enzima chamada glutationa peroxidade. Essa enzima age principalmente no intestino, protegendo-o dos radicais livres.
• Tome água para hidratar o bolo fecal e facilitar a ida ao banheiro. Ela ajuda a eliminar as toxinas tanto pela urina quanto pelas fezes e evita o inchaço.

A Nutrição Funcional trabalha de forma individualizada com o paciente, respeitando a bioquímica de cada um. Conheça um pouco mais do nosso tratamento personalizado!

terça-feira, 22 de junho de 2010

PROMOÇÃO

Olá Pessoal,

Estamos com um Valor PROMOCIONAL na Consulta de Nutrição Funcional, para as pessoas que acompanham o blog!

VALOR PROMOCIONAL DE 40% NA 1ª CONSULTA!!!

Basta ligar no INSTITUTO RV e comunicar sobre a Promoção do Blog!

Tel: 2091.1267

APROVEITEM!!!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

RECEITA: RISOTO DE ARROZ INTEGRAL COM ALHO PORÓ

Ingredientes:
2 xícaras de arroz integral
1 talo de alho poró
4 tomates picados sem semente
2 latas de creme de leite
1/2 cebola
Queijo parmesão ralado
Noz moscada

Modo de preparo: Cozinhe o arroz integral, lembrando que para cada xícara de arroz, coloque 3 e 1/2 de água, para que o arroz não fique duro. Reserve.
Refogue a cebola e o alho poró picadinhos, e depois acrescente os tomates picados. Deixe apurar por alguns minutos, tempere com o sal, pimenta do reino e um pouquinho de noz moscada. Acrescente o creme de leite, e deixe aquecer. Atenção o creme de leite não pode ferver. Reserve este molho.
Arrume o arroz numa travessa de vidro, e coloque por cima o molho e misture para incorporar no arroz. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno até gratinar.

Sirva com filé de peixe grelhado ou frango!

Bom apetite!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

A IMPORTÂNCIA DAS FRUTAS


O grupo das frutas é um dos mais importantes para uma boa nutrição celular. As frutas e vegetais contém uma grande variedade de nutrientes que regulam reações químicas que ocorrem diariamente em nosso organismo. Além de conter fibras, água e compostos bioativos que contribuem para um trato digestório saudável e para a prevenção do envelhecimento celular. O consumo de frutas preconizado pela nova pirâmide alimentar brasileira é de 2 a 4 porções ao dia, mas a média de consumo está bem abaixo disso, em torno de 2 porções por semana. As frutas contém ainda nutrientes que auxiliam no emagrecimento, na beleza da pele, na melhora da disposição, concentração, imunidade e prevenção de doenças. Um dos fatores de risco para doenças não transmissíveis, as doenças crônicas (doença cardiovascular, diabetes, obesidade e alguns tipos de câncer) é o baixo consumo de frutas e vegetais, triste realidade da dieta contemporânea. Mas por que o consumo é tão baixo se temos acesso fácil e barato a esse alimento? Além da injustificada falta de hábito dos brasileiros, muitas correntes de internet trazem informações "soltas" e "inconsistentes" que acabam por "desestimular" ainda mais o consumo. Um exemplo está na questão dos agrotóxicos, está certo que estes fazem mal a saúde, mas é pior deixar de consumir as frutas e vegetais e ter um organismo fraco, sem nutrientes, do que consumí-los. Neste caso, uma dica é lava-los bem e retirar as cascas. Outro exemplo, circula por aí a idéia de que não podemos misturar as frutas entre si e com outros alimentos pois prejudicaria a digestão e tenderia a "engordar". É verdade que as frutas são melhor absorvidas sozinhas e de estômago vazio, já que as vitaminas e minerais, presentes, em grande parte são absorvidos no intestino mas e daí? O que é melhor? Absorver um pouco menos ou absorver nada? Os estudos e a prática clínica vem comprovar a cada dia que quem consome mais frutas (independente do valor calórico, se perto ou longe de uma refeição) é mais saudável e tem mais facilidade de emagrecer pois mantém seu organismo em "equilíbrio". Portanto, sempre que ouvir algo "negativo" em relação as frutas, ignore..e chega de contar calorias das frutas!
Quantas porções de frutas você comeu hoje?

Fonte: http://nutcristinamartins.blogspot.com/search/label/Emagrecimento



domingo, 30 de maio de 2010

SOPA DE MANDIOCA COM ALHO PORÓ E PIMENTA

INGREDIENTES
1 kg de mandioca descascada e picada em pedaços médios
1/2 kg de carne magra em cubos (coxão duro)
1 cebola picadinha
2 dentes de alho amassados
Salsa e cebolinha
1 talo de Alho poró
1 Pimenta dedo de moça
Sal  / Pimenta do reino

MODO DE PREPARO
Refogue a cebola e o alho com um pouco de azeite. Depois de bem refogada, coloque a carne e refogue com sal, pimenta do reino e o alho poró. Coloque a pimenta dedo de moça picada.
Coloque a mandioca crua e misture com a carne. Cubra tudo com água e coloque para cozinhar por 25 minutos na pressão. Abra a panela e veja se a mandioca ficou cozida o suficiente. Ela deverá estar desmanchando. Se necessário coloque mais água e cozinhe por mais 5 min. Acerte o tempero, apague o fogo e coloque a salsa e cebolinha picadas na hora de servir.

Bom Apetite!!!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

DIMINUIÇÃO DA LIBIDO - POR QUÊ ISSO ATINGE TANTAS MULHERES?

A diminuição da Libido tem sido freqüente nas mulheres. Isso pode ter relação com o estresse, pressão do dia a dia, falta de tempo e outros fatores externos, e também com o aumento na quantidade de medicamentos antidepressivos, anorexógenos (remédios de emagrecimento), ansiolíticos, bloqueadores de adrenalina, anticoncepcionais, etc, e principalmente com a queda da qualidade da alimentação, com uma rotina alimentar pobre em nutrientes.

O que a alimentação tem a ver com isso?

Uma alimentação saudável, rica em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes favorece a melhora do quadro. O intestino saudável também é importante para a melhora dos sintomas, pois ele é um grande responsável pela produção de serotonina, conhecido como hormônio da felicidade.

DICAS:
Sua alimentação deve conter nutrientes para que você reequilibre seu organismo:
- Acrescente óleos vegetais frios como: óleo de linhaça, prímula, peixe, óleo de uva, óleo de castanhas, amêndoas e nozes -
- Chás: urtiga, chá verde, amora, frutas vermelhas
- 7 porções de frutas e vegetais ao dia
- Substitua chá preto, mate, café e refrigerantes por sucos, água mineral e água de coco
- Prefira alimentos orgânicos e frescos.
- Evite industrializados e comida pronta, que são ricos em aditivos químicos que intoxicam o organismo, prejudicando suas funções naturais.

Adote uma vida mais saudável, investindo na sua alimentação, na prática de exercícios físicos melhorando sua Qualidade de Vida, ao invéz da alimentação desequilibrada, sedentarismo e uso de medicamentos em excesso, e sinta a diferença você e seu parceiro, numa vida sexual mais ativa e saudável.

Quer aprender a reequilibrar seu organismo melhorando suas funções naturais? Agende uma consulta com a Nutricionista Funcional no www.institutorv. com.br ou pelo telefone: 2091.1267

quarta-feira, 26 de maio de 2010

RECEITA

SUFLÊ DE LEGUMES

Ingredientes
2 colheres de sopa de farinha de trigo
4 batatas médias
2 chuchus grande
2 cenouras médias
½ cebola bem picadinha
2 ovos médios
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa cheia de manteiga
Temperos á gosto (sal, pimenta do reino, cebolinha, salsa, etc)
Queijo ralado para gratinar.

Modo de preparo

Bata as claras em neve e reserve.

Cozinhe os legumes até ficarem molinhos e depois amasse-os com um garfo ou espremedor. Misture nos legumes amassados, as gemas, a margarina, os temperos e o fermento. Depois de misturados, incorpore as claras em neve mexendo suavemente.Coloque num refratário untado com azeite, e polvilhe com queijo parmesão ralado.

Asse em forno médio até dourar.

BOM APETITE!!!

terça-feira, 25 de maio de 2010

LEITE DE VACA - ALERGIA ESCONDIDA


Muitos estudos mostram hoje a relação das proteínas do leite e derivados com alergias tardias por mecanismo do nosso sistema imunológico, que são diferentes de alergias imediatas onde a pessoa tem reações alérgicas imediatamente após consumir o alimento.
O que acontece é que o organismo humano, não possui enzimas para “quebrar” as moléculas de proteína que o leite de vaca possui. Nosso corpo só produz enzimas para digerir proteínas de leite materno. Ou seja, não é da nossa natureza digerir o leite de vaca. As proteínas alergênicas dos lácteos provocam ainda, uma inflamação na mucosa intestinal causando alterações em sua permeabilidade, facilitando desta forma a passagem de macromoléculas e metais tóxicos, além de favorecer a má absorção de nutrientes.

Quando essas macro moléculas passam pelo intestino e vão para a corrente sanguínea, nosso sistema imunológico é ativado, por reconhecer essas moléculas como corpo estranho. E como nossas células imunológicas geram citocinas inflamatórias para combater este “corpo estranho”, é onde começam a surgir inflamações em várias partes do organismo, dependendo da pré -disposição genética de cada um. É aí que diversos sinais e sintomas começam a aparecer aparentemente sem causa específica, causando muitos danos á saúde sem que a pessoa sequer imagine que se trata de reações alérgicas tardias ao alimento.

Isso significa que não devemos mais tomar leite?

Não necessariamente. Na verdade o que tem causado o aumento dessas alergias é principalmente o consumo desequilibrado do leite e derivados, comparados ao consumo diminuído de outros alimentos fonte de vitaminas e minerais como: frutas, legumes e verduras que são alimentos que protegem nosso intestino, para que este órgão tão importante absorva de forma adequada os nutrientes.

Antigamente, o leite e seus derivados faziam parte da alimentação das pessoas em pequena quantidade (1 copo ao dia em média), atualmente, uma exposição excessiva pode ser um fator importante para o desenvolvimento dos processos alérgicos. Consumimos esse alimento muitas vezes sem nem saber que estão presentes em um produto industrializado. A alimentação era também mais natural, rica em nutrientes, sem agrotóxicos, o estresse era menor, por fim, o equilíbrio orgânico era maior. Atualmente damos pouca importância em "nutrir" nosso corpo, fazemos uso de grande carga de aditivos alimentares, refeições pouco nutritivas, comemos com pressa, mastigamos pouco e não temos hora para as refeições. Tudo isso e outros fatores, fizeram com que perdêssemos um pouco nossa capacidade de defesa e equilíbrio. E mais, a qualidade do leite também diminuiu, com a utilização de hormônios e antibióticos nos animais.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE UMA ALERGIA TARDIA DE LEITE E DERIVADOS?

Estudos de caso clínicos mostram uma grande relação de alergia ao leite de vaca com os sintomas abaixo:

- Otite
- Sinusite
- Rinite
- Bronquite
- Asma
- Amidalite
- Obesidade
- Gastrite
- Resistência a insulina
- Disbiose intestinal
- Acne
- Dores articulares
- Doenças autoimunes como: artrite reumatóide, tireoidite, diabetes, etc.

Se você se identifica com um ou mais desses sintomas relacionados, agende uma consulta conosco no www.institutorv.com.br
tel: 2091.1267

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Será que você tem DISBIOSE INTESTINAL?

Considerado como um órgão inteligente, o Intestino tem a capacidade de separar tudo aquilo que deve ser utilizado do que deve ser eliminado pelo organismo. E todo seu trabalho é feito sem intervenção do Sistema Nervoso (cérebro), por isso é considerado como nosso 2º Cérebro.
Nosso intestino é formado por trilhões de bactérias que constituem a chamada Microbiota Intestinal. Dentre essas bactérias, temos as bactérias Probióticas, que são as bactérias boas, e as Patogênicas que são as bactérias nocivas ao organismo. Essas bactérias tem que estar presente no organismo de forma equilibrada em quantidades e qualidade adequadas. Porém hoje o que se observa com frequência, é que a grande maioria das pessoas não tem essa microbiota intestinal nem em quantidades e nem em qualidade adequada, ou seja, a maior parte das bactérias são de bactérias nocivas e as bactérias boas em pequenas quantidades. Isso é que acaba causando a chamada DISBIOSE INTESTINAL, que é o desequilibrio dessas bactérias.

O que causa a Disbiose Intestinal?
Estresse
Uso de antibióticos
Falta de mastigação adequada dos alimentos
Excesso de açúcar e alimentos refinados (pães, bolos, massas, doces, salgados, etc)
Corantes e conservantes químicos de alimentos industrializados
Excesso de alimentos antinutricionais como a cafeína
Hipersensibilidades a proteínas de difícil digestão ex: proteína do leite de vaca e glúten

Quais são os sintomas de Disbiose Intestinal?

Como na Disbiose a microbiota intestinal está desequilibrada, as células do intestino não conseguem absorver os nutrientes de forma adequada para que sejam levados aos outros órgãos do corpo para serem utilizados nas funções do organismo. Com isso a pessoa acaba apresentando diversos sintomas relacionados a deficiência de nutrientes, além de outros fatores.

Veja se você se identifica com um ou mais Sintomas relacionados á Disbiose:

- Queda de cabelo
- Unhas fracas e estriadas
- Excesso de gases
- Sensação de estufamento e abdome distendido
- Prisão de ventre
- Diarréias frequentes
- Fungos na pele, unhas
- Candidíase de repetição
- Dores de cabeça
- Náuseas
- Cansaço
- Etc.

Se você se identifica com um ou mais desses sintomas, agende uma consulta conosco no Instituto RV.
Para mais informações:
tel: 2091.1267
http://www.institutorv.com.br/

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Bem Vindos!!!

Olá, sou Nutricionista Funcional e criei este blog para compartilhar com vocês, informações importantes sobre alimentação e nutrição, sempre visando a saúde como vitalidade positiva.
Nosso organismo é formado por trilhões de células e essas são feitas exclusivamente de nutrientes. Quando não ingerimos uma quantidade adequada de nutrientes, e esses ficam em défcit no organismo, há um desequilíbrio nutricional trazendo não só doenças, mas também sinais e sintomas por todo o organismo aparentemente sem causa específica. A interação corpo e mente também é de extrema importância para que possamos manter a saúde de nossa células, orgãos e funções. Além disso, cada um de nós tem uma genética diferente, somos bioquimicamente diferentes, por isso o que pode ser bom para alguns pode ser ruim para outros.
A Nutrição Funcional visa a individualidade de cada pessoa, tratando o indivíduo como um todo e não apenas a doença.

Aqui no blog vc poderá obter informações importantes para o seu dia a dia, bem como receitinhas práticas e saudáveis! Acompanhem!!!

BOLO DE LARANJA COM NOZES


INGREDIENTES

4 colheres (sopa) maisena

4 ovos

3 colheres (sopa) suco de laranja

4 colheres (sopa) açúcar mascavo

1 colher (sopa) fermento em pó

½ xícara de uvas passas

½ xícara de nozes picadas

MODO DE PREPARO:

Bata as claras em neve e depois acrescente o açúcar. Junte os demais ingredientes. Por último, coloque o fermento em pó. Tire a massa da batedeira e acrescente levemente as nozes picadas e as passas e leve ao forno pré-aquecido.